É verdade que um automóvel com injeçãoeletrônica consome a mesma quantidade decombustível quando se desloca em ponto morto e quando está em quinta marcha?
Ademir Dias, de Curitiba
Resposta
O consumo de um motor depende da rotação do mesmo e se está fazendo esforço para tracionar, portanto se está em quinta marcha tem um consumo maior que em ponto morto na mesma rotação. Valdir Ribas Jr., proprietário da oficina Di Auti.
* * * * * * * * *
A iluminação de xenônio tem amparo legal ou é proibida? Como regularizar e documentar o uso da turbina e rodas de diâmetro maior que as de fábrica (modelos 17, 18, 19 e de até 20 polegadas)?
J. C. Camargo, de Curitiba
Resposta
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) esclarece que não é permitido alterar o sistema de iluminação do veículo. Quando a iluminação é original de fábrica, a regularização do veículo junto ao Detran-PR é feita normalmente.
Quanto à regularização do turbo compressor, é necessário apresentar ao Detran-PR notas fiscais de compra e instalação da turbina e o certificado de segurança veicular expedido por organismo credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
O Detran-PR também esclarece que não é permitida a circulação de veículo equipado com rodas diferentes das originais, que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas. A Resolução n.º 533/78, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determina que o diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto pneu e roda) e a suspensão originais do veículo não podem ser alterados. A Resolução também proíbe a ampliação da largura original do pára-lama do veículo.
Cícero Pereira da Silva, coordenador de Veículos do Detran-PR.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast