Os bicos injetores de um automóvel precisam ser limpados periodicamente? É possível saber quando um bico injetor está sujo? Existe mesmo bico "autolimpante"?

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Marcos Alexandre Pereira da Silva, de Almirante Tamandaré (PR).

Resposta

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O ideal é fazer a limpeza de bico injetor a cada 15 mil quilômetros ou 12 meses. Os sintomas mais comuns de bico sujo são: consumo de combustível alto, dificuldade na partida, falha no motor, marcha lenta irregular e falha na retomada. O bico injetor não é autolimpante. A diferença é que nos bicos mais modernos – acima de 2001 – eles não sujam com tanta facilidade pois os mesmos são pastilhados enquanto os componentes antigos eram com micro furos.

Beno Hoffmann, proprietário da Auto Mecânica João Hoffmann.

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Modificar os pára-choques de um carro tuning pode trazer algum tipo de problema?

Clari Júnior, Curitiba.

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Resposta

Não há nenhuma restrição legal. Pode-se colocar pára-choques dos mais diferentes formatos e tamanhos. Porém, é fundamental que não se retire a "alma" do componente, pois se configura uma alteração nos equipamentos obrigatórios do veículo, tornando o pára-choques ineficiente para o seu propósito, conforme Lei 9.503/97 CTB Art. 97.

Apesar de "liberado", respeitar dois importantes fatores evitam o dano no equipamento: altura mínima do carro e ângulo de entrada. O primeiro caso refere-se à distância entre o chão e a base do pára-choques. Consulte o manual do proprietário para saber qual é o limite ideal para o seu veículo. Na maioria dos automóveis pequenos, essa distância situa-se entre 12 cm a 15 cm. Em camionetes, o altura mínima é de 28 cm. Se o usuário desrespeitar esses valores, corre o risco de perder o pára-choques em uma lombada, meio-fio ou ao entrar na garagem de casa.

Já o ângulo de entrada é o espaço entre o contato do pneu com o chão e a extremidade do pára-choques. Nos carros de passeio, o aconselhável é entre 15° a 20°, enquanto que nas picapes vai de 30° a 40°. Quanto menor o ângulo de entrada, maior é a chance de raspar e até quebrar o pára-choques em uma saliência como lombada e meio-fio.

Juliano Consentino, da SRS Arte em Aço, oficina especializada em customização e tuning em Curitiba.

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