Os bicos injetores de um automóvel precisam ser limpados periodicamente? É possível saber quando um bico injetor está sujo? Existe mesmo bico "autolimpante"?
Marcos Alexandre Pereira da Silva, de Almirante Tamandaré (PR).
Resposta
O ideal é fazer a limpeza de bico injetor a cada 15 mil quilômetros ou 12 meses. Os sintomas mais comuns de bico sujo são: consumo de combustível alto, dificuldade na partida, falha no motor, marcha lenta irregular e falha na retomada. O bico injetor não é autolimpante. A diferença é que nos bicos mais modernos acima de 2001 eles não sujam com tanta facilidade pois os mesmos são pastilhados enquanto os componentes antigos eram com micro furos.
Beno Hoffmann, proprietário da Auto Mecânica João Hoffmann.
* * * * * *
Modificar os pára-choques de um carro tuning pode trazer algum tipo de problema?
Clari Júnior, Curitiba.
Resposta
Não há nenhuma restrição legal. Pode-se colocar pára-choques dos mais diferentes formatos e tamanhos. Porém, é fundamental que não se retire a "alma" do componente, pois se configura uma alteração nos equipamentos obrigatórios do veículo, tornando o pára-choques ineficiente para o seu propósito, conforme Lei 9.503/97 CTB Art. 97.
Apesar de "liberado", respeitar dois importantes fatores evitam o dano no equipamento: altura mínima do carro e ângulo de entrada. O primeiro caso refere-se à distância entre o chão e a base do pára-choques. Consulte o manual do proprietário para saber qual é o limite ideal para o seu veículo. Na maioria dos automóveis pequenos, essa distância situa-se entre 12 cm a 15 cm. Em camionetes, o altura mínima é de 28 cm. Se o usuário desrespeitar esses valores, corre o risco de perder o pára-choques em uma lombada, meio-fio ou ao entrar na garagem de casa.
Já o ângulo de entrada é o espaço entre o contato do pneu com o chão e a extremidade do pára-choques. Nos carros de passeio, o aconselhável é entre 15° a 20°, enquanto que nas picapes vai de 30° a 40°. Quanto menor o ângulo de entrada, maior é a chance de raspar e até quebrar o pára-choques em uma saliência como lombada e meio-fio.
Juliano Consentino, da SRS Arte em Aço, oficina especializada em customização e tuning em Curitiba.
* * * * * * *
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast