Ar-condicionado precisa passar por manutenções?
Como é o serviço? E se há a necessidade, existe algum problema para saúde se deixamos de fazer as inspeções nos períodos corretos? Há cuidados especiais que devemos tomar para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado?
Gabriel Abrahão Ferreira de Freitas, de Curitiba.
Resposta
O sistema de ar-condicionado necessita de manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano. No serviço é feito uma limpeza dos dutos do sistema e do interior do veículo através de um aparelho colocado no interior do mesmo, onde o produto utilizado elimina os odores de mofo causado por fungos, bactérias e ácaros e até mesmo oderes causados pelo cigarro.
É preciso entender que este sistema de higienização vai funcionar se a manutenção for feita pelo menos uma vez por ano e para veículos que quase não transitem em terrenos arenosos (praia, sítios...), pois nestes casos recomenda-se a manutenção pelo menos a cada 6 ou 7 meses, evitando assim a proliferação desses microorganismos, que são prejudiciais à saúde.
Juntamente com a higienização é realizada a troca do filtro anti-pólen, pois o mesmo ajuda a reter as impurezas que penetram no interior do veículo, mas nem todos os modelos possuem o sistema de filtro. Caso o seu veículo nunca tenha feito este serviço é bem possível que o odor permaneça, mesmo que com menos intensidade, necessitando que se faça uma limpeza no sistema em que é feita a retirada da caixa evaporadora para a lavagem com produto e este serviço é mais demorado pois necessita desmontagem de parte do sistema. Estes serviços podem evitar problemas de renite, alergia nos olhos e até problemas respiratórios.
Todo e qualquer veículo que possua ar-condicionado seja original de fabrica ou "after market" (de lojas especializadas) deve passar por manutenção periódica. É bom lembrar que o sistema de ar-condicionado parte do princípio da refrigeração e seus cuidados são praticamente os mesmos, requer uma carga de gás a cada dois ou três anos, e que, o bom funcionamento depende do uso constante, pelo menos duas vezes por semana durante 15 minutos. Isso evita vazamento no sistema e danos no aparelho.
Patrícia Penz, proprietária da Phoenixar Ar-Condicionado, distribuidora e autorizada Duplo Ar em Curitiba.
* * * * * * *
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião