• Carregando...

Na hora de usar o ABS devemos pisar fundo no freio ou de leve? Qual é a vantagem de um sistema ABS em relação ao freio convencional?

Diego Borges Martins, de Curitiba.

Resposta:

Quando o carro tem ABS (antilock braking system ou sistema antitravamento de freios) o motorista pode pisar tão forte no freio quanto for necessário para parar o veículo com segurança. O ABS garante que o veículo se comportará com segurança e estabilidade qualquer que seja a intensidade da frenagem aplicada, permitindo que o motorista desvie de um corpo ou veículo que eventualmente esteja na sua frente. É normal o pedal do freio trepidar durante a atuação do ABS, não devendo isso ser motivo para que o motorista alivie a pressão aplicada. Não se deve esquecer, todavia, que freadas desnecessariamente fortes podem causar colisão traseira, pois o motorista que segue atrás pode não perceber que o veículo à sua frente freou com violência.

Quanto a diferença entre o ABS e um freio convencional, toda vez que os freios comuns são aplicados na condição de pânico existe a possibilidade de que as rodas se travem, devido à intensidade da frenagem. Diferentemente do que muitos acreditam, quando as rodas travam o espaço de parada aumenta e o motorista não consegue desviar de um veículo ou corpo à sua frente, pois com as rodas dianteiras bloqueadas o mesmo não obedece o volante. Com ABS, a pressão aplicada aos freios é modulada eletronicamente de maneira que nunca ocorre o bloqueio das rodas, permitindo que os freios funcionem sempre com eficiência máxima, reduzindo a distância de parada e permitindo que o motorista desvie enquanto freia.

Geraldo Gardinelli, chefe de engenharia e aplicação do ABS da Bosch, empresa fabricante o sistema.

* * * * * * *

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]