O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a permitir o uso de DVDs no painel do veículo, conforme a resolução 190, publicada no dia 1.º de março. Além disso, está liberada a instalação de aparelho GPS, que permite ao motorista se localizar no trânsito.
Mas, no caso do DVD, o equipamento só poderá ser instalado se dispor de um mecanismo que o desligue automaticamente quando o carro estiver em movimento. Já o GPS deverá ter um sistema que transforme imagens de mapas em símbolos e/ou áudio que indiquem a direção ao usuário, quando o veículo estiver em movimento.
Em Curitiba, é possível encontrar várias opções de DVDs. Segundo Vando Ito, gerente da Rally Som, na capital, os preços dos aparelhos que se desligam automaticamente quando o freio de mão é liberado variam entre R$ 2,5 mil e R$ 4,4 mil. Existem opções mais em conta, mas Ito alerta que são modelos que não desligam automaticamente.
Já o início da venda de GPS deve ocorrer apenas no início do segundo semestre. Segundo Edison Galassi, diretor comercial da divisão eletrônica da Magneti Marelli, empresa que já apresentou no Brasil um equipamento denominado Smart Router, a tecnologia deve ser lançada pela empresa dentro de quatro meses, mas apenas para a instalação via montadora em carros novos. Outras empresas também deverão oferecer no país a tecnologia com instalação em lojas de produtos automotivos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast