É de graça e exige só alguns minutos do motorista, mas a estimativa é de que oito em cada dez donos de carros não calibram os pneus do seu veículo no tempo certo. Gustavo Loeffler, do Departamento Técnico da Yokohama em Curitiba, lembra que se a calibragem fosse feita corretamente a cada 15 dias seriam economizados, no mundo, 4 bilhões de litros de combustível por ano.
A reportagem do caderno Automóveis, Motos & Cia. levou Loeffler a um posto de Curitiba para conversar com motoristas e identificar como eles estão cuidando dos pneus de seus carros. Eles dizem que fazem a calibragem com frequência, mas não têm procurado saber qual é a pressão ideal para o modelo que dirigem. Veja abaixo as dicas de Loeffler.
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Samuel Antônio Moraes (foto acima), consultor técnico de pneus, até pela profissão, demonstrou não ter dúvidas sobre a maneira correta de fazer a calibragem dos pneus do seu Chevrolet Celta. Ele conta que faz isso uma vez por semana, o que é ótimo, segundo Loeffler, já que o ideal é que a calibragem seja feita pelo menos uma vez por mês e com os pneus frios. "Eu coloco 29 libras nos quatro pneus. É a recomendação de fábrica", garante Moraes. O técnico da Yokohama comenta, ainda, que não fazer a calibragem corretamente faz com que a vida útil do pneu diminua. Além disso, aumenta o consumo de combustível, o que pesa no bolso do motorista.
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Para o comerciante Mateus Salesbrão (foto 1) as dicas de Loeffler foram especialmente apropriadas. Isso porque ele comprou o seu Peugeot 307 zero quilômetro há um ano e não havia feito a calibragem dos pneus até segunda-feira, quando foi abordado pela reportagem. E se fosse fazer, diz que colocaria de 28 a 30 libras, seguindo a recomendação de amigos. Nesse um ano, Salesbrão viajou com o seu Peugeot, carregado, e também não mexeu na calibragem. A pressão recomendada para o seu modelo é de 33 libras nos quatro pneus, sem carga, e 33 na frente e 39 atrás quando estiver carregado. E o técnico da Yokohama lembra, ainda, que é preciso ter o mesmo cuidado com o estepe. Nesse caso, completa, dá para colocar de 40 a 45 libras porque os pneus (rodando ou não) perdem até 2 libras por mês naturalmente.
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Leonardo Reinhardt (foto 2), estudante de Engenharia Mecânica, tem um Chevrolet Vectra e também garante que faz a calibragem uma vez por semana. Ele diz que normalmente usa 32 libras nos quatro pneus porque acha que assim "fica mais macio", mas afirma não lembrar qual é a recomendação do fabricante. Reinhardt e Loeffler conferiram a etiqueta fixada na tampa do tanque de combustível e constataram que o recomendado é 29 libras nos pneus dianteiros e 26 nos traseiros, sem carga. Nesse caso, o Vectra está rodando com 6 libras a mais nos pneus de trás, enquanto o máximo aceitável é 2 a 3 libras acima do recomendado pelo fabricante do carro, indica o técnico. "Além de provocar o desgaste do pneu, o excesso de pressão faz com que o carro tenda a sair de traseira", alerta.
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Tatiane Wellner (foto 3), auditora de processos, tem um Renault Logan e roda de 250 a 300 quilômetros por semana. Por isso, diz que faz a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Ela lembra que costumava pedir que o frentista calibrasse, sem determinar a pressão. Depois, o namorado sugeriu que ela usasse sempre 30 libras. Tatiane e Loeffler conferiram o manual do carro e verificaram que o recomendado é o seguinte: 29 libras na frente e 32 atrás, sem carga. Como ela costuma rodar com o veículo carregado, o técnico sugere que ela mantenha 30 libras nos pneus da frente, mas que nos de trás dá para chegar a 34. "Mas quando ela retirar a carga do veículo é bom reduzir a pressão", orienta. E quando for viajar, completa Loeffler, não deixe para fazer a calibragem na hora de pegar a estrada, mas com pelo menos dois dias de antecedência.
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