Cuidar de um veículo não é uma tarefa simples. Um dos pontos que mais gera dúvida nos motoristas é a hora certa de substituir os pneus. É importante ficar atento a este momento, principalmente aos sinais que o próprio pneu indica. Segundo José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil, existem algumas variáveis que podem determinar quando troca deve ser realizada. “Pode variar de acordo com o tipo (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), a estrada onde trafega, o clima, a manutenção correta e outros aspectos”, diz. Alguns indicadores podem auxiliar a avaliação.
LEIA TAMBÉM: Ranking revela os carros mais fáceis e baratos de consertar
DESGASTE
O principal indicativo que deve ser levado em consideração é chamado de TWI (Tread Wear Indicator) ou indicador de desgaste. São elevações de borracha presentes nos sulcos dos pneus. Com 1,6 mm de profundidade, sinalizam que está na hora de trocar quando chegam ao seu limite.
PRAZO DE VALIDADE
A vida útil de um pneu geralmente não ultrapassa os 5 anos da data de fabricação. Em sua lateral, existe um código com estas informações. Este tempo vale mesmo se o pneu não estiver sendo utilizado durante todo o período, por conta do ressecamento da borracha e enfraquecimento de sua estrutura.
DANOS
Asfalto esburacado, estradas de má qualidade e cargas mal distribuídas podem causar danos como: desgaste irregular, bolhas, rachaduras e pequenos rasgos. Neste caso, se recomenda a revisão dos pneus e, se necessário, a substituição mediante avaliação de profissional.
LEIA TAMBÉM: Riscaram o meu carro, o que eu faço?
Para a troca, é necessário saber especificações como a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade . Estas informações se encontram no manual do veículo. Outro ponto frequente de dúvida é sobre a quantidade. Segundo a Brigdestone, o recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião