Fique atento
Confira mais informações sobre a revisão pós-férias:
Filtros
Inclua a verificação dos filtros de ar e de cabine. Vale lembrar que estes componentes não podem ser limpados, apenas trocados. O filtro de ar protege o motor das impurezas externas, como a areia que é comum se acumular depois de vários dias no litoral.
Combustível
O motorista que abastece em postos de beira de estrada durante as férias está sujeito a encontrar combustíveis de qualidade duvidosa. Isso significa impurezas que podem ocasionar entupimento dos bicos injetores, bomba de combustível, etc. O que acarreta falha constante do motor, principalmente em baixa rotação, consumo elevado e perda de desempenho.
Custo
Apenas a revisão da parte mecânica custa, em média, R$ 100. Já uma limpeza completa, incluindo a desmontagem dos bancos para retirada da areia impregnada na cabine, varia entre R$ 150 e R$ 250.
Depois das férias e do carnaval, hora de voltar para casa. E da mesma forma que o motorista deveria ter feito uma revisão completa antes de pegar a estrada, também é importante fazer um check-up no retorno da viagem.
Quem desceu a serra neste período deve saber que a maresia, chuva e areia são inimigos do carro. Nílton César dos Santos, líder de Oficina da Barigui Veículos, concessionária Fiat em Curitiba, lembra que é fundamental fazer uma limpeza completa no carro logo após retornar de viagem. Apesar de as carrocerias de hoje serem mais resistentes às intempéries, elas podem sofrer com a ação corrosiva da maresia e da areia. Lave bem a parte de baixo de carro que ficou em contato direto com a areia. Mas evite qualquer tipo de óleo, especialmente o de mamona (encontrado em alguns lava-rápidos). Ele agride as partes com borracha, como amortecedores, molas e batentes da área de suspensão, orienta o profissional.
O motor talvez precise de um banho também. E, segundo Santos, a história que não é recomendável lavá-lo não passa de um mito, desde que se tome alguns cuidados para não afetar as partes eletro-eletrônicas do propulsor. "Os motores mais novos têm vedações especiais que diminuem o risco de infiltração. Mesmo assim, nunca direcione os jatos dágua para os conectores e faróis", explica.
Procurar serviços especializados é regra número um, aconselha o funcionário da Barigui. Isso evita, por exemplo, que a injeção eletrônica acabe comprometida pela água, vindo a gerar erro de comunicação e, consequentemente, falhas no funcionamento do motor. Se o carro visita sempre a praia ou estradas de terra, limpar o motor pelo menos uma vez ao ano é o ideal.
Nas férias, o veículo costuma ser mais exigido, principalmente quem tem como destino o interior, pois tem de enfrentar estradas de terra ou mesmo asfaltadas, mas em condições precárias de conservação, além de subidas íngremes e excesso de bagagem.
Por conta disso, durante a revisão é preciso verificar a direção, os pneus (incluindo o balanceamento e o alinhamento) e a suspensão, diz Élcio Antônio Bergossi, encarregado de assistência técnica da Servopa, concessionária Volkswagen na capital. "Esses itens podem ter sido prejudicados por buracos na estrada. Além disso, há possibilidade de surgirem bolhas na lateral do pneu, que o motorista só vai perceber com o tempo", justifica.
Ambos os especialistas concordam que o segredo está na checagem feita antes da viagem. Se o condutor verificou detalhes como óleo do motor, suspensão, pneus e, especialmente, o sistema de arrefecimento, causa principal pelos inúmeros automóveis parados no acostamento na subida de serra, não terá surpresas com o carro na volta das férias.
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