Curiosidade
Ford quer "emagrecer" seus carros para economizar gasolina
Reduzir consumo e emissões não é fácil e o aperfeiçoamento de motores e câmbios pode ser insuficiente para atingir as metas cada vez mais exigentes impostas pela legislação ambiental em todo o mundo. Um recurso extra para melhorar o desempenho energético dos carros é reduzir seu peso.
Assim como outras fabricantes, a Ford quer diminuir o peso de seus modelos o mais rápido possível. A meta da empresa é eliminar aproximadamente 50 quilogramas de cada um de seus modelos nos próximos cinco anos. Os engenheiros encarregados dessa missão não terão uma tarefa simples. Assim como ocorre com os seres humanos, os carros estão passando por uma epidemia de "obesidade", causada pelo acréscimo de novos equipamentos de segurança e conforto.
Os modelos atuais pesam muito mais que modelos similares de dez ou mais anos atrás. O motivo são equipamentos como airbags, sistemas de navegação, freios ABS, sistemas eletrônicos de segurança, melhor isolamento acústico e sistemas de som com muitos altofalantes.
Segundo estimativas de engenheiros da área automotiva, uma redução de 50 kg no peso de um carro de passeio ou utilitário melhora o consumo de combustível em aproximadamente 0,4 quilômetros por litro.
A Ford coloca no mercado brasileiro a linha 2012 do EcoSport. O modelo, que no início do próximo ano vai ganhar uma nova geração, não traz grandes novidades em virtude disso. Apenas air bag duplo e freios ABS (antitravamento) foram acrescentados na versão FreeStyle 2.0 e oferecidos como opcionais no modelo FreeStyle 1.6, por R$ 1,7 mil.
"A oferta de air bag e ABS por esse valor reforça a proposta de veículo completo com custo-benefício atraente, que é a razão da boa aceitação do EcoSport FreeStyle", diz Adriana Carradori, gerente de Marketing da Ford. Produzido a partir da versão XLT, com itens diferenciados de estilo e conforto, a versão que nasceu como série especial hoje responde por 65% das vendas da linha.
Além da Freestyle, o EcoSport 2012 é vendido nas versões XL, XLS e XLT com motor 1.6, além da XLT automática e da 4WD, sempre com propulsor 2.0. Os preços começam em R$ 54.250. O EcoSport FreeStyle 1.6 custa R$ 60.130 e o 2.0 sai por R$ 65.130, mesmo valor pedido pelo XLT Automático. A versão 4WD custa R$ 66.170.
Promoções
Com a chegada da nova linha, as três concessionárias da marca em Curitiba estão realizando promoções para vender as últimas unidades do veículo 2011. O automóvel pode ser adquirido com o pagamento de 50% do valor na entrada e o parcelamento do restante em 36 vezes sem juros. O preço inicial da versão FreeStyle na promoção é de R$ 56.900.
Os interessados devem correr, pois restam poucas unidades. A concessionária Center tem apenas 4 carros, a Metropolitana possui 8 veículos no estoque, enquanto na Slaviero restam 30 unidades.
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