EcoSport 4WD Freestyle vai chegar às lojas apenas em janeiro, com preços a partir de R$ 66.090| Foto: Manete Fotografias/Ford

Avaliação

Transmissão não dá trancos

A versão PowerShift do EcoSport é equipada com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades, com opção de trocas manuais e modo esportivo. De acordo com a Ford, o modelo é o primeiro carro nacional a contar com este tipo de sistema, que deixa uma marcha pré-engatada a cada troca de velocidade, garantindo uma operação em até um terço do tempo que uma caixa convencional gastaria.

Abastecido com etanol, o fabricante diz que o consumo do jipinho é de 6,7 km/l em ciclo urbano e 8,0 km/l rodando em rodovias.

Durante a avaliação da versão SE PowerShift, em um percurso de 100 quilômetros em rodovias do interior do estado de São Paulo, deu para perceber que as trocas de marchas a baixas velocidades são praticamente imperceptíveis devido a suavidade da operação do sistema e do baixo nível de ruído do motor. Ao colocar a alavanca no modo S, a transmissão eleva o giro do propulsor antes de realizar as mudanças de velocidade. Uma função bastante útil em ultrapassagens em rodovias movimentadas.

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Três novos lançamentos da Ford serão globais em 2013. Os novos Ka, Fiesta e Focus devem chegar no mercado ainda no primeiro semestre do próximo ano. Ao todo, a marca norte-americana terá 18 novos lançamentos em 2013

EcoSport versão PowerShift
A versão PowerShift é equipada com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades

Lançada em agosto e com cerca de 12 mil unidades vendidas em dois meses, a nova geração do EcoSport acaba de ganhar duas novas variantes. A configuração PowerShift já está sendo vendida e é oferecida nas versões de acabamento SE (R$ 63.390) e Titanium (R$ 70.890), enquanto a 4WD Freestyle chegará às lojas apenas na segunda quinzena de janeiro, a partir de R$ 66.090. Com esse lançamento, a Ford faz do EcoSport uma linha completa, com motores 1.6 e 2.0, tração 4x2 e 4x4 e câmbio manual e automático.

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O EcoSport FreeStyle 4WD vem equipado com o motor Duratec 2.0 16V flex de 146 cavalos de potência e 19,7 kgfm de torque a 4.250 rpm. O câmbio é o manual de 6 velocidades. O peso dessa versão é de 1.404 kg. Em termos de consumo, o Eco 4x4 conseguiu classificação A do Inmetro. Na cidade, ele faz 9,1 km/l com gasolina e 6,2 km/l com etanol. Na estrada, sua autonomia é de 10,9 km/l com gasolina e 7,4 km/l com etanol. O tanque é de 52 litros. Para dar maior tração em arrancadas, a transmissão 4WD tem a primeira marcha 16% mais curta do que nas versões 4x2. A Ford fez um escalonamento mais curto para trazer respostas e retomadas ágeis, melhorando também a economia de combustível em estrada. A relação da sexta marcha é praticamente igual à quinta no EcoSport 4x2.

Assim como as outras versões 2.0, o Ford EcoSport 4WD agrada bastante no desempenho. Sua direção elétrica é precisa, o câmbio tem engates perfeitos e as respostas às solicitações do acelerador são rápidas. As duas suspensões são independentes com barra estabilizadora. Seu sistema 4WD tem controle inteligente de torque (ITCC). Como o carro tem uma boa altura do solo, ele se saiu bem no circuito montado pela Ford na Fazenda Dona Carolina, atravessando terrenos acidentados, só que na verdade o circuito era tranquilo demais. Mas, evidentemente, é preciso ter consciência de que o EcoSport é adequado ao fora-de-estrada leve – não o confunda com um verdadeiro off-road. Vale dizer que os sistemas eletrônicos já presentes na linha – direção elétrica, freios com ABS e sistema AdvanceTrac com controle de estabilidade e de tração – compõem um bom pacote eletrônico junto com o controle inteligente de torque, deixando o EcoSport 4WD bem preparado para possíveis dificuldades.

Só existe um pacote opcional, que inclui bancos e acabamento de couro e airbags laterais de cortina, por R$ 3.700. Completo, o Ford EcoSport 2.0 FreeStyle 4WD custa R$ 69.790.

O jornalista viajou a convite da Ford