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Além do Brasil, o EcoSport é líder dentre os utilitários esportivos na Argentina, Venezuela e México.
Autonomia
Segundo dados da Ford, o propulsor 1.6 litro faz 8,7 km/l abastecido com álcool e 12,7 km/l a gasolina na relação cidade/estrada.
Computador
O computador de bordo informa temperatura externa, consumo médio e instantâneo, velocidade média e autonomia.
Nova geração
A revista Auto Esporte divulgou na sua edição de janeiro o que pode ser a nova geração do EcoSport, prevista para chegar em 2012. O futuro modelo teria o jeitão do Kuga (foto), utilitário da Ford lançado em 2007. Não traria o tradicional estepe externo e seria um crossover assumido. A frente, ainda segundo a publicação, deverá ser semelhante à do Kuga enquanto a traseira exibe lanternas baseadas nas do novo Focus de 3ª geração.
Uma mudança puramente cosmética para segurar o modelo no mercado enquanto a nova geração não chega, em 2012. Esse é o objetivo da Ford, pelo menos é o que parece, com a lançamento da linha 2011 do EcoSport. O utilitário esportivo compacto chega ainda nesta quinzena às concessionárias com uma leve reestilização inspirada na Land Rover Freelander 2 até o espaçamento mais largo das letras que formam o nome do veículo, logo acima da grade frontal, segue o padrão da marca inglesa, que outrora pertenceu ao grupo Ford e hoje é controlada pela indiana Tata Motors.
O jipinho ganhou nova grade com três barras horizontais, como no Fusion e no Edge, mas sem cromado, e a inscrição "Ecosport" no capô das versões FreeStyle, XLT e 4WD. Os faróis trazem máscara negra na FreeStyle e 4WD. O rack também está mais moderno e no sentido longitudinal. As rodas de liga leve15" mudaram, com novos desenhos e acabamento. As molduras laterais, redesenhadas, vêm com emblema integrado.
Por dentro, o quadro de instrumentos tem novo grafismo e iluminação permanente branca (mesmo com os faróis desligados), de efeito tridimensional. Ele também traz função boas-vindas, a qual movimenta os ponteiros quando a ignição é acionada. Há alerta sonoro de farol ligado e portas abertas e aviso de manutenção programada. Foram introduzidos novos revestimentos dos bancos e portas tanto nos tecidos quanto na opção de couro. Além disso, sai o keyless de chaveiro para entrar a chave-canivete a partir da versão XLS , com funções de travamento/destravamento e localização do veículo.
O modelo oferece ainda espaço e praticidade na cabine: porta-objetos embaixo do banco do passageiro cuja capacidade pode acomodar um laptop; compartimento refrigerado no painel ; porta-malas com piso plano; e porta de abertura lateral. Na versão automática, o motorista tem um apoio para descansar o pé esquerdo. A Ford estendeu a garantia de um para três anos sem limite de quilometragem.
Os motores não sofreram alterações. O 1.6 8V gera 107 cv de potência máxima a 5.500 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.250 rpm, enquanto o propulsor 2.0 16V entrega 145 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 4.250 rpm.
Preço reduzido
A linha 2011 chega com preços reduzidos em relação a "antiga". As versões de entrada 1.6 XL e XLS custam R$ 49.900 e R$ 54.800, respectivamente, ante os R$ 51.770 e R$ 55.720 da linha 09/10. A versão FreeStyle 1.6 flex que de tanto sucesso passou de série especial a versão sai por R$ 57.190 na tabela da Ford, R$ 1.490 a menos que o modelo 2010. Como novidades, traz computador de bordo, controle do rádio no volante, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e rádio My Connection. Com mais R$ 1 mil o consumidor coloca air bag duplo e outros R$ 2 mil inclui freios com ABS e bancos de couro.
Nas versões com motor 2.0 flex, a redução alcança R$ 3 mil. O FreeStyle 2.0, com os mesmos acessórios do 1.6,vale R$ 59.480 (R$ 2.480 menos do que a versão 2010). O EcoSport Automático 2.0 XLT, com air bag duplo e freios ABS, custa R$ 60.910 (no modelo anterior, era R$ 63.970). Já a configuração 4WD, com tração integral, air bag duplo e freios ABS, teve o preço reduzido para R$ 61.880 (era R$ 64.960).
Vendas
Mas o que pode ter motivado a Ford a mexer no EcoSport menos de dois anos antes de a nova geração aparecer? Pode ser uma tentativa de agitar suas vendas, que andam mornas embora ainda tenha demanda, o jipinho derivado do Fiesta já não é um sucesso como antes. O líder entre os "aventureiros" e os utilitários esportivos já teve 57% do mercado de comerciais leves em 2006. De lá para cá, esse domínio vem caindo ano a ano.
Muito pelo crescimento dos concorrentes, em especial do Hyundai Tucson, que pulou de 4,2% de emplacamentos em 2006 para 17,2% no ano passado o EcoSport registrou 26%. Na prática, isso dá uma vantagem pró-Ford de 14.706 unidades vendidas em 2009 (43.577 contra 28.871 do jipinho coreano); diferença que era de 24.536 em 2008 e 34.691 em 2007. A previsão é o Tucson incomodar ainda mais, pois no próximo mês passará a ser nacional, com o preço próximo dos R$ 60 mil.
Outros rivais, como o Fiat Palio Adventure Locker e o Kia Soul e, mais recentemente, o Chery Tiggo, também tiram o sono dos executivos da Ford. Em 2011 chega mais um: o Renault Duster.
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