A febre dos utilitários esportivos compactos no Brasil acaba de fazer mais uma vítima. E dentro da mesma marca. A Volkswagen anunciou que deixará de importar o Golf Variant, coincidentemente na semana que abre a pré-venda do T-Cross.
O modelo segue os passos de outra perua da VW, a SpaceFox, que deixou de ser fabricada na Argentina em janeiro passado. Ela abriu espaço ao SUV médio-compacto Tarek, previsto para estrear no mercado nacional em 2020, ocupando a lacuna entre T-Cross e Tiguan para concorrer com o Jeep Compass.
>> Andamos no VW T-Cross e listamos pontos fortes e fracos do SUV compacto
O Golf Variant se junta a Ford Fiesta e os modelos Peugeot 308 e 408 na lista dos carros que já tiveram a aposentadoria confirmada em 2019.
Para o site Autos Segredos, a Volkswagen decidiu culpar as vendas baixas no segmento pelo fim da importação do carro. Em 2018 foram apenas 503 unidades emplacadas do modelo, abaixo de Fiat Weekend (3.165) e da própria SpaceFox (5.573).
Volkswagen / Gazeta do Povo
Na verdade a procura por peruas vem diminuindo há anos, assim como a dos hatches médios, reflexo da preferência do brasileiro pelos SUVs. Hoje as station wagons representam 0,46% de participação do mercado nacional, ficando à frente apenas dos esportivos (0,11%).
Modelos premium, como a Volvo V40, a Audi A4 Variant e a Mercedes C300 State, tentam manter viva a proposta familiar do carro.
>> Carro automático venderá mais que manual em 2019; confira os mais baratos
Importado do México, o Golf Variant foi lançado por aqui em 2015. Passou por uma reestilização em 2018 e é vendida com motor 1.4 TSI turboflex, de 150 cv e 25,4 kgfm e câmbio automático de 6 marchas (o mesmo conjunto do T-Cross 1.4).O porta-malas pode levar até 605 litros de bagagem.
As duas versões disponíveis ainda aparecem no site oficial da Volkswagen, mas até durar o estoque nas lojas. A Comfortline custa R$ 102.990 e a Highline, R$ 113.490.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião