Importada do México, o Golf Variant é vendido atualmente com motor 1.4 turboflex, de 150 cv.| Foto: Volkswagen / Gazeta do Povo

A febre dos utilitários esportivos compactos no Brasil acaba de fazer mais uma vítima. E dentro da mesma marca. A Volkswagen anunciou que deixará de importar o Golf Variant, coincidentemente na semana que abre a pré-venda do T-Cross.

CARREGANDO :)

O modelo segue os passos de outra perua da VW, a SpaceFox, que deixou de ser fabricada na Argentina em janeiro passado. Ela abriu espaço ao SUV médio-compacto Tarek, previsto para estrear no mercado nacional em 2020, ocupando a lacuna entre T-Cross e Tiguan para concorrer com o Jeep Compass.

>> Andamos no VW T-Cross e listamos pontos fortes e fracos do SUV compacto

Publicidade

Golf Variant se junta a Ford Fiesta e os modelos Peugeot 308 e 408 na lista dos carros que já tiveram a aposentadoria confirmada em 2019.

Para o site Autos Segredos, a Volkswagen decidiu culpar as vendas baixas no segmento pelo fim da importação do carro. Em 2018 foram apenas 503 unidades emplacadas do modelo, abaixo de Fiat Weekend (3.165) e da própria SpaceFox (5.573). 

O porta-malas da perua tem capacidade para levar 605 litros.<br> 

Na verdade a procura por peruas vem diminuindo há anos, assim como a dos hatches médios, reflexo da preferência do brasileiro pelos SUVs. Hoje as station wagons representam 0,46% de participação do mercado nacional, ficando à frente apenas dos esportivos (0,11%). 

Modelos premium, como a Volvo V40, a Audi A4 Variant e a Mercedes C300 State, tentam manter viva a proposta familiar do carro. 

Publicidade

>> Carro automático venderá mais que manual em 2019; confira os mais baratos

Importado do México, o Golf Variant foi lançado por aqui em 2015. Passou por uma reestilização em 2018 e é vendida com motor 1.4 TSI turboflex, de 150 cv e 25,4 kgfm e câmbio automático de 6 marchas (o mesmo conjunto do T-Cross 1.4).O porta-malas pode levar até 605 litros de bagagem.

As duas versões disponíveis ainda aparecem no site oficial da Volkswagen, mas até durar o estoque nas lojas. A Comfortline custa R$ 102.990 e a Highline, R$ 113.490.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Publicidade