Ser dono de um carro com motor potente não implica mais em virar freguês assíduo do posto de combustível. A boa performance deixar de estar diretamente ligada a propulsores grandes e beberrões. A tecnologia downsizing diminuiu o tamanho das litragens ao mesmo tempo que proporcionou uma tocada mais arisca e bons índices no consumo.
E o responsável por essa mudança é o uso cada vez maior do turbo, que veio como solução para as fabricantes se adequarem às regras de eficiência energética mais rigorosas e assim fugirem de multas e pesados impostos.
>>Milzinho não, milzão! Os dez carros 1.0 mais potentes no Brasil
A tendência global conhecida como downsizing diminui a cilindrada, porém aumenta a potência específica, refletindo no menor consumo de combustível e emissões de poluentes.
No Brasil, virou uma tendência. Nos últimos anos, vários modelos passaram a emitir um ronco mais grave por debaixo do capô, típico da presença da turbina. Chevrolet Cruze 1.4 Turbo, Peugeot 408 1.6 THP e VW Golf 1.4 TSI são alguns exemplos de motores menores que 1.6 - concorrentes aspirados precisam recorrer a a propulsores 2.0 ou maiores para entregar performance semelhante.
Para comprovar que o downsizing veio para ficar, listamos os dez modelos mais potentes no Brasil com litragem até 1.6 (incluindo na mesma posição os modelos que compartilham motor).
>>Os dez carros flex mais econômicos no Brasil
O ranking é dominado pelos carros turbos, mas há exceções, como o Ford EcoSport e seu motor 1.5 de três cilindros, que aparece na oitava posição como o aspirado mais potente.
1. HYUNDAI NEW TUCSON 1.6 (turbo)
Potência (cv) | 177 (gasolina) |
Torque (kgfm) | 27,0 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,1 |
Consumo (km/l) | 9,8 (cidade) e 11,8 (estrada) |
Preço | R$ 140.970 |
2. PEUGEOT 408 1.6 THP (turbo)
Potência (cv) | 166/ 173 (gasolina/ etanol) |
Torque (kgfm) | 24,5 (408 e C4 Lounge) e 24,0 kgfm (308) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,1 (408), 8,3 (308) e 9,1 (C4 Lounge) |
Consumo (km/l) | C4 Lounge: 7,1/ 10,5 (cidade) e 9,0/ 13,2 (estrada) 408: 7,3/ 10,6 (cidade) e 9,2/ 13,0 (estrada)308: 7,2/ 10,6 (cidade) e 8,9/ 12,9 (estrada) |
Preço | R$ 69.990 (308 e 408) e R$ 89.990 (C4 Lounge) |
3. HONDA CIVIC 1.5 (turbo)
Potência (cv) | 173 (gasolina) |
Torque (kgfm) | 22,4 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,6 |
Consumo (km/l) | 12,0 (cidade) e 14,6 (estrada) |
Preço | R$ 124.900 |
4. CITROËN C4 PICASSO 1.6 THP (turbo)
Potência (cv) | 165 (gasolina) |
Torque (kgfm) | 24,5 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,4 (C4 Picasso), 8,7 (C4 Grand Picasso) e 8,9 (3008) |
Consumo (km/l) | C4 Picasso e Grand Picasso: 9,9 (cidade) e 12,2 (estrada) 3008: 9,4 (cidade) e 9,6 (estrada) |
Preço | R$ 121.400 (C4 Picasso), R$ 131.400 (C4 Grand Picasso) e R$ 142.990 (3008). |
5. CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO
Potência (cv) | 150/ 153 (gasolina/ etanol) |
Torque (kgfm) | 24,0/ 24,5 (gasolina/ etanol) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9,0 (Cruze) e 9,4 (Tracker) |
Consumo (km/l) | Cruze: 7,6/ 11,2 (cidade) e 9,6/ 14,0 (estrada) Cruze Sport: 7,6/ 11,3 (cidade) e 9,3 e 13,6 (estrada) Tracker: 7,3/ 10,6 (cidade) e 8,2/ 11,7 (estrada) |
Preço | R$93.990 (Cruze e Cruze Sport) e R$ 85.890 (Tracker) |
6. GOLF 1.4 TSI (turbo)
Potência (cv) | 150 (gasolina/ etanol) 150 (Jetta e Tiguan, gasolina) |
Torque (kgfm) | 25,5 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,3 (Golf manual), 8,6 (Jetta e Golf AT), 8,8 (A3 Sedan), 8,9 (Q3) e 9,2 (Tiguan) |
Consumo (km/l) | A3 Sedan: 7,8/ 11,7 (cidade) e 9,9/ 14,2 (estrada) Golf (manual): 7,9/ 11,6 (cidade) e 9,5/ 13,2 (estrada) Jetta: 11,3 (cidade) e 13,9 (estrada) Golf (AT): 7,7/ 11,3 (cidade) e 9,5/ 13,7 (estrada) Q3: 6,9/ 10,2 (cidade) e 9,1/ 11,9 (estrada) Tiguan: 10,1 (cidade) e 11,6 (estrada) |
Preço | R$ 94.190 (Jetta), R$ 101.960 (Golf manual), R$ 107.600 (Golf AT), R$ 124.190 (A3 Sedan), R$ 128.270 (Tiguan) e R$ 164.990 (Q3) |
7. SUZUKI VITARA 1.4 (turbo)
Potência (cv) | 146 (gasolina) |
Torque (kgfm) | 23,5 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,5 (Vitara) e 9,5 (S-Cross) |
Consumo (km/l) | S-Cross: 12,2 (cidade) e 14,0 (estrada) Vitara: 12,0 (cidade) e 13,7 (estrada) |
Preço | R$ 109.490 (Vitara) e R$ 109.990 (S-Cross) |
8. FORD ECOSPORT 1.5 (3 cilindros)
Potência (cv) | 130/ 137 (gasolina/ etanol) |
Torque (kgfm) | 15,6/ 16,2 (gasolina/ etanol) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,8 |
Consumo (km/l) | 8,3/ 11,6 (cidade) e 9,0/ 13,1 (estrada) |
Preço | R$ 77.990 |
9. MINI COOPER 1.5 (turbo)
Potência (cv) | 136 (gasolina) |
Torque (kgfm) | 23,4 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,8 (Cooper) e 9,6 (Countryman) |
Consumo (km/l) | Cooper: 10,6 (cidade) e 12,2 (estrada) Countryman: 10,1 (cidade) e 10,6 (estrada) |
Preço | R$ 124.950 (Mini Cooper) e R$ 146.950 (Countryman) |
10. FORD FOCUS 1.6
Potência (cv) | 131/ 135 (gasolina/ etanol) |
Torque (kgfm) | 16,2/ 16,7 (gasolina/ etanol) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,4 |
Consumo (km/l) | 7,5/10,8 (cidade) e 9,3/ 13,6 (estrada) |
Preço | R$ 76.190 |
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião