![Ela está de volta! Volks revela a releitura da Kombi que dispensa até motorista A van elétrica autônoma ID Buzz chega ao mercado só em 2025, mas o modelo já atrai olhares e arranca suspiros dos mais saudosistas | Renyere Trovão/Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/b279c391dc5c6cf4ddd28efd705e48bb-gpLarge.jpg)
A sensação da Volkswagen no Salão de Detroit (EUA) só será lançada em 2025, mas já desperta a curiosidade e, é claro, arranca suspiros dos mais saudosistas. Trata-se de uma releitura do futuro da clássica Kombi, batizada de ID Buzz.
A van é o segundo integrante da família ID, projeto criado pela marca com uma proposta totalmente elétrica e com aplicações de direção autônoma.
O outro modelo é o ID Concept, visto no Salão de Paris em outubro passado, e que também remete à imagem de mais um ícone da marca: o Fusca. Neste caso, a produção está prevista para começar em 2019.
LEIA TAMBÉM: Chevrolet Equinox será o substituto do Captiva no Brasil; conheça o novo SUV
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/1810271710c4fd1a2ba57bf98c58e59b-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/eed5d9af10ac728386fc8aff3f929e4d-gpMedium.jpg)
O ID Buzz remete à ‘Velha Senhora’ já no primeiro olhar. A similaridade está presente, principalmente, nas linhas ‘pão de forma’ (quadradas) do carro e no logotipo redondo estilo ‘focinho’ ao centro da dianteira.
Mas a inspiração à Kombi para aí. O conceito é uma viagem a um futuro bem próximo. A começar pela construção sobre a plataforma MEB, especialmente desenvolvida para veículos elétricos. Ela permite alojar as baterias no assoalho, abrindo espaço para os passageiros.
As medidas são voltadas para o transporte de passageiros com extremo conforto: são 4,94 m de comprimento e 3,3 m de entre-eixos, além de 1,96 m de altura.
LEIA TAMBÉM: Novo EcoSport chegará ao Brasil ‘aos poucos’ e com novo motor 1.5 de três cilindros
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/556ee0d49d8e4c23474f52080af56203-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/abc235bdd55d05a5f07ab22a16bfe81d-gpMedium.jpg)
A condução é autônoma, que dispensa o motorista e busca alcançar um trânsito sem acidentes. Para entrar no veículo, nada de maçanetas. Basta passar a mão por debaixo de uma ‘canaleta’ na porta que ela se abre. As laterais são corrediças.
Por dentro, o ambiente é clean, com ausências de botões. Tudo é acionado pelo toque das mãos. O volante está ali caso o alguém deseje assumir o comando da van, desabilitando o modo autônomo. Escamotéavel, o volante fica recolhido no painel quando não utilizado.
LEIA TAMBÉM: Novo Tracker quer fisgar cliente pelo custo-benefício; confira os preços
Dois motores elétricos - um em cada eixo – encarregam de impulsionar a ‘Kombi do futuro’. O conjunto produz 374 cv e é capaz levar o modelo de zero a 100 km/h em inimagináveis em 5 segundos para uma van. A velocidade máxima atinge 160 km/h.
Outro fator que impressiona é a autonomia de 434 km, uma marca pouco vista nos carros elétricos de hoje. A tração é integral.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/9e4786da245421ff3f023a7d806979ff-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/6d1b588d87d940b4b1475ac3c6a8d3d4-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/71e635b03b99bb1e82cd85cd426e99e0-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2017/01/a3b0d239c355beb987574e23e563a4b0-gpMedium.jpg)
-
Lula usa alta do dólar para antecipar jogo eleitoral e minimizar o rombo fiscal
-
A disparada do dólar não tem nada de anormal
-
Apadrinhados por Bolsonaro e Caiado, dois candidatos de direita devem disputar 1º turno em Goiânia
-
Reino Unido realiza eleição com trabalhistas favoritos e direita nacionalista ameaçando conservadores
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião