A dianteira traz as tradicionais aberturas abaixo da logo, mas não refrigera nada, já que o motor fica na parte de trás.| Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Se você integra o grupo de quem pouco se importa com o aumento da passagem de ônibus e está mais preocupado em comprar um carro acima de R$ 200 mil para aumentar as suas opções na garagem, vale a pena antes fazer um test drive no BMW i3. Tenho certeza que ele dará uma coceirinha não só no bolso, mas também no pé direito.

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A entrega dos 25,49 kgfm de torque (mais do que o 316i, que tem 22,43 kgfm) logo que entra em movimento contagia até mesmo o condutor que não tem o hábito de afundar o pedal do acelerador. É uma patada que gruda os ocupantes no banco e transmite a sensação de prazer ao dirigir.

Esse é apenas um dos atributos do compacto. De reduzido, aliás, ele só tem o espaço no porta-malas (260 l) e o acesso ao assento de trás, facilitado pela abertura invertida das portas traseiras (tipo suicida) e ausência da coluna B.

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O interior acomoda bem quatro adultos. Por fora, o porte remete ao de um hatch médio – é mais alto que o Peugeot 308 e apenas 2 cm menos largo que o VW Golf.

Como todo elétrico, o silêncio é outra virtude. Ao acionar a partida pelo botão Start/Stop (a chave pode ficar no bolso ou em um dos porta-objetos do console), só é possível perceber que o propulsor entrou em operação por um aviso no painel de instrumentos, que é todo digital e em português.

Visual

O visual do i3 é diferenciado e remete ao de um carro-conceito. A dianteira traz os tradicionais ‘pulmões’ logo abaixo do logo, mas que não tem a função de refrigerar, já que o motor fica na parte traseira. É só para manter a linguagem visual da marca.

Sob o capô, ficam outros componentes mecânicos e eletrônicos, todos ocultos por capas plásticas. O único reservatório visível é o de água para o borrifador do vidro dianteiro. Também ali fica um grande guarda-volumes, onde é alocado o cabo para a recarga de energia.

Por dentro, o layout do painel mescla modernidade e minimalismo, com quadro de instrumentos e tela da central multimídia lembrando tablets.

À medida que o acelerador é pressionado, um quase imperceptível zunido se ouve sinalizando que a bateria de íon-lítio está gerando energia para tracionar as rodas traseiras, como manda a tradição BMW.

O motor elétrico fica na parte de trás, abaixo do assoalho do porta-malas. Com os vidros fechados, o único barulho que invade a cabine é o do atrito dos pneus com o solo e do ar com a carroceria.

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O modelo vem com um sistema multimídia que oferece desde navegação por GPS a um conjunto de som Harman-Kardon, que propicia uma experiência sonora agradável aos ouvidos. Tudo controlado via uma enorme tela sensível ao toque, que mais parece um tablet, posicionada no alto do console.

Se preferir, a central de entretenimento pode ser manuseada por um botão giratório, que funciona como mouse e fica no local onde normalmente está o câmbio, entre o motorista e o carona.

No caso do i3, a transmissão automática foi parar no volante, do lado direito, na forma de um diminuto controle que faz a seleção das marchas. O freio de estacionamento, é claro, também tem acionamento elétrico.

Condução

Por ser um veículo extremamente ágil, é difícil resistir à tentação de acelerar. O problema é se empolgar com isso e gastar a carga da bateria de forma rápida.

Por isso, o modelo dispõe de três modos de condução para amenizar o impulso do condutor. O modo Comfort é o ‘normal’. O Eco Pro deixa o acelerador menos sensível e economiza energia no ar-condicionado e outros itens. Neste modo, são mais 20 km de autonomia. Já no Eco Pro Plus as luzes diurnas são desligadas e a velocidade é limitada a 90 km/h, permitindo rodar outros 20 km.

Desempenho

Os dias de avaliação do carro pelas ruas de Curitiba foram de pura diversão. O modelo é um convite a explorar toda a esportividade típica de um BMW, com o torque generoso liberado já nas primeiras rotações, aliado aos 172 cv de potência. A carroceria em alumínio e a presença no interior de peças em fibra de carbono, plástico e até revestimentos com garrafas pet recicladas – tudo em nome da sustentabilidade – deixam o i3 mais leve e arisco.

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Na cidade, essa combinação resulta em saídas de semáforo no melhor estilo Velozes e Furiosos. O zero a 100 km/h é feito em apenas 7,9 segundos. Na rodovia, as curvas praticamente se transformam em retas, uma vez que o centro de gravidade baixo (devido à bateria de 181 kg alojada no assoalho) faz o modelo grudar no chão. Os controles de estabilidade e de tração se encarregam de deixar a situação sob o controle do motorista. A velocidade máxima é de 150 km/h.

Para ‘frear’ o veículo, basta aliviar o pé no pedal direito que um sistema ativo faz o trabalho de reduzir fortemente a velocidade – isso vale também para aclives e declives.

Até a luz traseira de freio se acende sem que você pise no pedal de freio, que está lá para as freadas mais bruscas. Tirar o pé também significa gerar energia para alimentar a bateria.

Os carros elétricos em geral são para uso urbano, principalmente pela baixa autonomia comum neste tipo de veículo.

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O i3 alcança de 130 km a 160 km, dependendo do pé do motorista, mas pode chegar a 300 km com ajuda do motor auxiliar a combustão, que não gera tração, apenas alimenta a bateria para rodar mais 100 km. O extensor de autonomia, como é chamado o sistema, entra em operação quando a bateria ficar com apenas 20% da capacidade. É possível acioná-lo mais cedo, se preferir.

Preços

O BMW i3 é vendido com duas opções de versões de acabamento, a Rex Entry sai por R$ 169.950, e a Rex Full, R$ 179.950 – preços praticados pela concessionária Euro Import, na capital, que tem os modelos a pronta entrega.

As diferenças entre as versões ficam por conta do acabamento interior, câmera de ré, rodas aro 20, controle de cruzeiro adaptativo (convencional na versão de entrada) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sendo apenas dianteiro na opção mais em conta.

LEIA MAIS: Isenção a elétricos faz preço do BMW i3 cair até R$ 60 mil

Apenas a versão mais cara conta com a opção de pintura Laranja Solaris com detalhes em cinza, enquanto nas demais cores os detalhes são em azul BMW i-Blue.

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Carro é vendido em duas versões: a Rex Entry, por R$ 169.950, e a Rex Full, por R$ 179.950.
O i3 não possui a coluna B e tem a abertura das portas invertida.
Motor elétrico entrega 25,49 kgfm de torque, mais do que o 316i, que tem 22,43 kgfm.
Troca das marchas ocorre por meio de uma alavanca à direita da coluna de direção.
Dados como a autonomia do carro e o acionamento remoto do ar-condicionado pode ser feito por meio de um aplicativo para celular.
Tela da central multimídia pode ser acionada por meio do toque ou por um botão que fica no console central.
Como o motor fica localizado na parte de trás, o capô dá acesso a um compartimento para guardar o carregador e outros itens do veículo.
Recarga pode ser feita na tomada ou por meio de estações vendidas aos clientes, que estão presentes em pontos da cidade como a concessionária Euro Import (foto).