Aproveitando a paisagem do Parque Barigui em Curitiba, a Renault apresentou seus modelos elétricos, o sedã Fluence Z.E e o pequeno Twizy, para convidados e concessionários. Os dois modelos que já rodam na Europa, onde existem mais de 20 mil pontos de recarga da bateria, estão cotados para serem lançados pelo grupo Renault-Nissan em 2013 no Brasil. É que existe uma grande possibilidade de o governo anunciar as novas alíquotas para o Imposto sobre Produtos Industrializados, igualando carros híbridos e elétricos a modelos flex com motor 1.0.
A versão do Fluence Z.E, já avaliada pelo Caderno do Automóvel em Portugal, no ano passado, é mais comprida do que a versão com motor a combustão, por conta do pacote de baterias atrás dos bancos traseiros. O visual, no entanto, é o mesmo e os veículos zero emissão são diferenciados ainda pela cor azul e inscrição Z.E. na tampa traseira. O painel de instrumentos dá informações sobre autonomia e pontos de recarga. Uma carga rápida é dada em menos de 30 minutos e rodando o carro se destaca pelo silêncio de seu conjunto mecânico. O motor elétrico possui 70kW de potência, o equivalente a 92 cavalos, e leva o carro até 135 km/h. O torque é de 22,6 kgfm e aparece logo nas primeiras rotações. A autonomia é de 185 km com carga completa das baterias. A alavanca da marcha indica as posições "frente, ré, ponto morto e estacionamento".
Minicarro
Já o minicarro Twizy, que parece ser personagem de um desenho animado, é vendido na Europa desde o ano passado com preços a partir de 7 mil euros. Com dois lugares em fila (um na frente e outro atrás) o veículo tem três versões. A mais barata é a Urban 45, que, de acordo com as leis francesas, dispensa a carteira de habilitação. A segurança do motorista é garantida pelo cinto de segurança dianteiro com quatro pontos e airbag.
A marcha automática única do Twizy é selecionada no botão (há a posição Drive, além de Neutro e Ré), que deve ser apertado antes de se destravar o manche do freio de estacionamento. A aceleração é bem suave e silenciosa. Com motor de 17 cv, pode alcançar os 80 km/h e a sua autonomia é de até 80 quilômetros. Assim como no Fluence, a recarga das baterias pode ser feita em tomadas de 110V ou 220V.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião