• Carregando...
 |
| Foto:

Os destaques do ranking de vendas de maio, divulgado esta semana pela Fenabrave, a entidade que reúne os concessionários, foram o Honda Civic e o Renault Duster. O sedã médio da Honda conseguiu tirar a liderança do segmento do Corolla. Foram emplacadas 4.509 unidades, ante 4.123 do Toyota. Foi o primeiro mês do ano em que o Civic ficou na frente do Corolla. No acumulado de janeiro a maio, o Toyota ainda tem uma bela vantagem, com 20.679 emplacamentos, ante 15.706 do rival – que foi renovado no início do ano e, desde então, vem se recuperando no ranking de vendas.

Houve mudança também na categoria de utilitários esportivos. O Renault Duster, que logo após seu lançamento, no ano passado, chegou a ameaçar a liderança do Ford Ecosport, se consolida na frente. O modelo registrou vendas de 3.333 unidades em maio, ante 2.102 do concorrente. Com isso, o Duster passa a ser líder também no acumulado dos seis primeiros meses do ano. No período, foram vendidos 12.939 unidades do Renault, enquanto o Ecosport registrou 11.716 emplacamentos.

Usados

O mercado de carros usados e seminovos vive um momento "instável", com estoques que chegam a 300 mil unidades, de acordo com dados da Fenabrave. Isso acontece porque esse segmento acompanha o de novos e, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os preços dos veículos usados foram "rebaixados" na mesma proporção dos novos. Assim, o consumidor perdeu a referência de valores e fica inseguro para fechar negócio.

"O consumidor não sabe mais quanto vale o carro dele para vender ou para comprar, então, isso gera uma insegurança muito grande", afirma o presidente da entidade, Flávio Meneghetti. Segundo o representante dos concessionários, a situação será normalizada dentro de 30 dias. Segundo ele, um mercado "saudável, em padrões mundiais," é de três carros usados vendidos para cada novo emplacado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]