Os destaques do ranking de vendas de maio, divulgado esta semana pela Fenabrave, a entidade que reúne os concessionários, foram o Honda Civic e o Renault Duster. O sedã médio da Honda conseguiu tirar a liderança do segmento do Corolla. Foram emplacadas 4.509 unidades, ante 4.123 do Toyota. Foi o primeiro mês do ano em que o Civic ficou na frente do Corolla. No acumulado de janeiro a maio, o Toyota ainda tem uma bela vantagem, com 20.679 emplacamentos, ante 15.706 do rival que foi renovado no início do ano e, desde então, vem se recuperando no ranking de vendas.
Houve mudança também na categoria de utilitários esportivos. O Renault Duster, que logo após seu lançamento, no ano passado, chegou a ameaçar a liderança do Ford Ecosport, se consolida na frente. O modelo registrou vendas de 3.333 unidades em maio, ante 2.102 do concorrente. Com isso, o Duster passa a ser líder também no acumulado dos seis primeiros meses do ano. No período, foram vendidos 12.939 unidades do Renault, enquanto o Ecosport registrou 11.716 emplacamentos.
Usados
O mercado de carros usados e seminovos vive um momento "instável", com estoques que chegam a 300 mil unidades, de acordo com dados da Fenabrave. Isso acontece porque esse segmento acompanha o de novos e, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os preços dos veículos usados foram "rebaixados" na mesma proporção dos novos. Assim, o consumidor perdeu a referência de valores e fica inseguro para fechar negócio.
"O consumidor não sabe mais quanto vale o carro dele para vender ou para comprar, então, isso gera uma insegurança muito grande", afirma o presidente da entidade, Flávio Meneghetti. Segundo o representante dos concessionários, a situação será normalizada dentro de 30 dias. Segundo ele, um mercado "saudável, em padrões mundiais," é de três carros usados vendidos para cada novo emplacado.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião