Até março de 2006, quando o Detran-PR passará a emitir a habilitação internacional, os motoristas interessados em tirar o documento continuarão a ter que procurar as lojas do Touring Clube. Valdinir José Gomes, representante do Touring Clube no Paraná, em Curitiba, explica que a emissão do documento é rápida. "Normalmente, em dois dias a pessoa já está com o documento. Só demora um pouco mais se o motorista for de outra cidade do estado, pois ainda temos que enviar a carteira pelo Correio", salienta.
Ele conta que são exigidos alguns documentos para se tirar a habilitação internacional, além do pagamento da taxa (que varia entre R$ 140 e R$ 380, dependendo da validade): cópia autenticada da carteira nacional de habilitação, dentro do prazo de validade; cópia autenticada da carteira de identidade; duas fotos 3X4 e um comprovante de endereço. Quem estiver fora do Brasil também pode requerer o documento, basta enviar as cópias dos documentos autenticadas por consulados ou embaixadas brasileiras.
A segurança de ter um documento traduzido em várias línguas e reconhecimento em todo o mundo são os grandes trunfos da carteira internacional de habilitação, afirma a estudante universitária Karin Wolff Juhasz, 19 anos, que nesta semana embarca para os Estados Unidos. Na semana passada, ela retirou sua segunda habilitação internacional, com validade de um ano, pois pretende dirigir durante sua estadia no exterior. "Estou indo para o estado da Virgínia, onde alguns brasileiros já me disseram que a polícia costuma exigir o documento", salienta.
* Serviço: Mais informações sobre como tirar a carteira internacional pelo Touring no telefone (0XX41) 3323-1101.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião