Quem passar pela região do Parque Barigui, em Curitiba, na manhã deste domingo (20) terá de reservar alguns minutos para apreciar um congestionamento de Ferraris a caminho do Espaço Bello’s Bar. O local será palco do 5.º encontro da Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil, único clube oficial da marca na América Latina.
O evento reservado a proprietários de Ferrari e de outros superesportivos, membros do clube e convidados (não será aberto ao público), acontecerá das 9h às 17h e reunirá mais de 40 exemplares da cultuada marca do cavalinho rampante.
Os participantes do encontro de Ferraris também poderão sentir a adrenalina de pilotar um simulador 3D com um monoposto de F-1. Haverá ainda almoço, sorteio de brindes, exposição de lojas de vários segmentos e espaço kids, além de apresentação musical.
>> Curitiba é a capital brasileira da Ferrari
Destaques do evento
O Espaço Bello’s Bar receberá modelos de diferentes épocas. É caso da Ferrari Mondial 8, fábrica na década de 1980. Com motor 3.0 V8, de 215 CV, o carro estava longe de ser o mais potente da época — atinge 230 km/h —, mas tinha (e mantém) seu charme.
Monique PortelaGazeta do Povo
Outro destaque, para deleite dos colecionadores, será o F512 M, de 1995. É o único exemplar rodando no Brasil de que se tem notícia. Vem equipado com motor 4.9 V12, de 440 CV, e vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, alcançando 315 km/h.
>> Ferrari se rende à febre dos SUVs e lançará seu primeiro utilitário
As Ferraris mais modernas também marcarão presença. É o caso do F12 TdF, lançado em 2016, e um dos modelos mais caros e rápidos da marca. Com motor 6.3 V12, de 780 CV, ele vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge mais de 340 km/h. O valor de um zero km no Brasil gira em R$ 5,5 milhões.
Editorial de moda
Na comemoração de 70 anos da marca, no ano passado, o encontro anual realizou paralelamente um editorial de moda inspirado na Ferrari. “O resultado ficou tão interessante que irá se repetir”, Guilherme Scheneider, diretor da Forum Model.
A direção é assinada por Alyson Michalski e a produção de moda por Victor Salvaro, ambos da Forum Model. O editorial seguirá a mesma linha do ano passado e também usará as Ferraris para a composição das fotos, registradas por Ricardo Oliveira.
>> Ferrari rara desaparecida por 40 anos é encontrada em galpão
Quarto maior maior do mundo
A Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil é o quarto maior do mundo e o segundo maior fora da Itália. São mais de 400 integrantes, não só do Paraná mas também de outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso. E apenas 23 integrantes a menos do que o clube do Canadá, que ocupa o terceiro lugar.
Para participar do grupo, não precisa ser proprietário de uma Ferrari. “O clube nasce não para proprietários, nasce para torcedores apaixonados”, comenta o ítalo-brasileiro Walter Antonio Petruzziello, 66, fundador e presidente do clube.
A filiação custa R$ 150 por ano (mais taxas), o que dá direito a diversos mimos que vêm direto da fábrica de Maranello, na Itália. São fotos autografadas pelos pilotos, chaveiros numerados, cachecóis, mochilas, entre outros mimos.
Mas o que faz com que tantas pessoas sejam apaixonadas pela Ferrari? Para responder, Walter estende a faixa com dizeres do próprio Enzo Ferrari: “Você não pode descrever a paixão, apenas vivê-la”.
Quem quiser mais informações do clube e se associar, envie um e-mail para curitiba@scuderiaferrari.club.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião