O dia 10 julho de 2019 ficará marcado na história da indústria automotiva como a data de despedida oficial do Fusca. Vestido com a sua versão moderna New Beetle, a última unidade do modelo saiu da fábrica de Puebla, no México, após uma trajetória de 84 anos de produção.
Mas, no que depender da legião de fãs ao redor do mundo, o lendário Volkswagen continuará sempre presente na vida das pessoas. E a maneira predileta de cultuar e celebrar a história do Fusca são os encontros de admiradores e proprietários do carro.
Além dos megaeventos que marcam o Dia Nacional (janeiro) e o Dia Mundial (junho) do Fusca, durante o ano ocorre uma série de confraternizações menores envolvendo o simpático automóvel.
Neste domingo (4) o "besouro" ganhará mais um dia de mimo com a 2ª edição do "Encontro de Fuscas", em Curitiba, uma das cidades brasileiras que mais preservam a memória de veículos do passado.
A iniciativa vai reunir no estacionamento do Ventura Shopping (antigo Shopping Total), no Portão, das 14 horas às 20h, centenas de exemplares de diferentes épocas - na 1ª edição, em 2015, foram 110 modelos expostos.
“Preparamos este evento especialmente para os pais. Os Fuscas são divertidos e encantam adultos, jovens e crianças, além de mexerem com a memória afetiva de muitas pessoas”, ressaltou Daniela Leal, gerente de marketing do Ventura Shopping, referindo-se ao Dia dos Pais, a ser comemorado no dia 11 de agosto.
>> Fim de uma era! Volks encerra produção mundial do Fusca; assista a despedida
>> Paixão sem fim! Fusca ganha versão Porsche com motor esportivo
>> Picape, perua, Rolls-Royce…Veja dez variações quase desconhecidas do Fusca
Além deste encontro do lado de fora, quem passear pelos corredores do shopping a partir desta quinta-feira (1º) poderá conhecer outros três veículos clássicos: uma Kombi Furgão, de 1972, com nome de Valdirene, uma Brasília, de 1975; e um Fusca verde Caribe, de 1968, apelidado de Tebinho.
“Queremos gerar curiosidade nos clientes do shopping e convidá-los para um encontro de carros ainda maior. Nossa expectativa é trazer 140 carros para o evento deste ano”, contou Rodrigo Rodrigues Alves, presidente da Família Renegados e um dos organizadores da exposição.
O acesso do público ao encontro é gratuito e também aberto aos interessados em expor seu Fusca e derivados com motor refrigerado a ar, como Kombi e Brasília. Os 100 primeiros veículos terão o passe livre no estacionamento, enquanto os demais pagarão uma taxa de R$ 8.
60 anos de Brasil
Em janeiro deste ano, o Fusca completou 60 anos de fabricação nacional. Desde 1945, com o lançamento na Alemanha, foram produzidas 21 milhões de unidades. O Brasil tornou-se o terceiro país com mais unidades produzidas, somando 3 milhões, ficando só atrás da Alemanha e dos Estados Unidos.
>> Fusca mais antigo do mundo, da 2.ª Guerra, volta à ativa; assista
>> Fusca ajudou a recuperar a imagem da Alemanha após Segunda Guerra
SERVIÇO
2º Encontro de Fuscas
Quando? 4 de agosto (domingo)
Onde? Estacionamento do Ventura Shopping, Rua Itacolomi, 292, no Portão, em Curitiba (PR)
Horário? das 14h às 20h
Quanto? Entrada gratuita
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast