Curitiba volta a ser a capital brasileira do Cadillac neste sábado (13) com o 4.º Encontro Nacional de Cadillac, das 9h às 17h, no Espaço Phoenix. Modelos de várias épocas e estilos desfilarão para a admiração de fãs e apreciadores do antigomobilismo. A entrada é gratuita.
São preciosidades impecavelmente restauradas e originais. E a grande estrela da exposição será uma versão Fleetwood que pertenceu à frota presidencial no governo de Juscelino Kubitschek (1956 a 61)
O veículo circulou pelo Rio de Janeiro à época em que capital federal ficava naquele estado. E depois seguiu para Brasília, quando JK inaugurou o novo centro político do país.
O primeiro modelo da Cadillac surgiu em 1903. Era um monociclo que logo caiu no gosto dos norte-americanos por superar com valentia as péssimas estradas que existiam no começo da século passado.
Depois vieram outros modelos que eternizaram a marca. Destaque para as versões Biarritz, Brougham, Calais, De Ville, Eldorado, Seville, Talisma, além do Fleetwood.
São esperadas algumas relíquias que já estiveram em edições passadas do evento como o Eldorado 1953, que teve apenas 532 unidades produzidas, e o Biarritz 1959, o único no país com a cor Persian Sand, além de um Eldorado Brougham 1957.
LEIA MAIS: Zero km básico? Confira seminovos e usados melhores e mais completos até R$ 50 mil
O encontro acontece nas dependências da Phoenix Studio, restaurada de Cadillac referência no país, já recuperando mais de 300 exemplares.
É uma excelente oportunidade para as pessoas observarem de perto um dos automóveis mais clássicos de todos os tempos. “Não se vê um Cadillac a cada esquina, ainda mais modelos do passado”, salienta Alexsandro Borba, gerente Comercial da empresa curitibana.
Estilo ‘rabo de peixe’
Os antigos da marca se destacavam pelo requinte e a extravagância no design. Como não se encantar com o famoso estilo ‘rabo de peixe’ (carroceria alongada), introduzido em 1948 e inspirado na indústria aeronáutica. Além dos muitos cromados por dentro e por fora, que realçavam o luxo dos carros. Até hoje, essa combinação exerce um fascínio.
A inovação também fez parte da história da marca. Ela foi a primeira a oferecer direção hidráulica como equipamento de série e a desenvolver controle automático de ar-condicionado, além de ser pioneira no volante regulável e no computador de bordo.
LEIA MAIS: Onix tira nota zero em teste de colisão e Proteste quer carro fora das lojas
“A paixão pela Cadillac surgiu pelo glamour dos carros e por aquilo que ela representa. Depois que comprei o meu primeiro, a coleção se tornou um vício”, diz Marcus Vinicius Conte, presidente do Cadillac Clube Brasil e organizador do encontro.
Paralelamente acontece no local o Garage Sale, com o comércio de moda vintage/retrô, artesanato, pintura, acessórios, peças para carros e motos. Para entreter o público, musica ao vivo e feijoada no almoço, ao custo de R$ 39,90 por pessoa.
Mas logo às 9h será oferecido um café da manhã para os expositores e visitantes e durante todo o encontro, haverá um cardápio variado com hambúrgueres especiais, espetinhos e bebidas.
O Espaço Phoenix fica na BR 116, número 6.000, no Tarumã.
Curitiba vai receber Encontro Nacional do Cadillac
Os apaixonados por carros antigos tem encontro marcado nesse fim de semana. Essa é a primeira edição do evento. Conheça no vídeo dois dos carros que vão estar em exposição.
+ VÍDEOSReforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião