Como funciona o sistema tetrafuel?Ricardo Batistini, de Ponta Grossa
Um carro tetrafuel roda com quatro combustíveis: álcool hidratado, gasolina brasileira (que atualmente possui 23% de álcool), gasolina pura (sem álcool) e Gás Natural Veicular (GNV). O sistema possui uma única central eletrônica que gerencia o uso dos combustíveis de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista. A partida utiliza combustível líquido, mas na primeira desaceleração muda para o GNV. Caso o veículo necessite de melhor desempenho, o gás é substituído automaticamente para o combustível líquido, retornando ao GNV na próxima desaceleração. Se houver a falta de algum dos combustíveis, o sistema busca o outro automaticamente. A principal vantagem da tecnologia tetrafuel é que o GNV de fábrica oferece maior economia, além do gás ser bem mais barato do que os combustíveis líquidos.
Bruno Haudsch, atendimento ao cliente Barigüi Veículos.
Entre em contato
Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automoveis@gazetadopovo.com.br).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast