A motorização diesel é o sonho de muitos motoristas que têm um utilitário esportivo 4X4 na garagem, principalmente, é claro, pela economia na hora de abastecer o tanque. E o representante da Hyundai neste segmento é o Terracan, um jipão de 4,71 metros de comprimento que tem como concorrentes o Mitsubishi Pajero, o Kia Sorento e o Ssangyong Rexton. No Brasil, o modelo é comercializado nas versões 2.5 litros turbodiesel intercooler de 100 cv (mecânica ou automática) e 2.9 turbodiesel intercooler com common rail de 163 cv (apenas automática).
Apesar do desenho um tanto conservador, o Terracan tem um visual agradável. São destaques no modelo sul-coreano os grandes faróis, a grade com tela em forma de colméia e o amplo capô com três vincos que traz a entrada ar do turbo ao centro. Os pára-lamas mais largos, rack de teto e estribos laterais conferem um ar mais robusto ao veículo.
Mas o melhor do Terracan está no seu interior. O importado possui uma terceira fileira de bancos, retrátil, que acomoda duas crianças. O porta-malas oferece 1.170 litros com os dois assentos extras rebatidos para o lado. Além do espaço generoso, tanto para quem vai na frente como atrás, o modelo oferece acabamento com encaixes precisos e sem rebarbas. Tudo muito agradável ao toque. No painel, os comandos são acessíveis.
De série, o Terracan pode não ser o mais bem equipado de sua categoria, poderia ter mais equipamentos de segurança, mas oferece vários itens de conforto. A versão de entrada 2.5 mecânica traz de série direção hidráulica, couro, banco com ajuste manual de altura e lombar, conjunto elétrico, três tomadas de energia, ar-condicionado, faróis de neblina e toca-fitas. A versão 2.5 automática oferece ainda freio a disco nas quatro rodas, rádio CD player, ABS com EBD (distribuidor eletrônico de frenagem) e air-bag para motorista. Já o modelo 2.9 automático possui todos os itens anteriores e, opcionalmente, teto solar, que custa R$ 5 mil extras.
E por falar em preço. O Terracan 2.5 mecânico é vendido na concessionária Sevec, em Curitiba, por R$ 98 mil. Com transmissão automática, essa mesma versão sai por R$ 114 mil. Com motor 2.9 é comercializado por R$ 139 mil (com teto solar, R$ 144 mil).
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