Pioneiro
Comboio dá início ao "Road Tour"
A rodovia Régis Bittencourt (BR 116), que liga São Paulo a Curitiba, ganhará uma aparência nostálgica nesta sexta feira. Terá início o 2º Rod & Custom Road Tour, iniciativa pioneira no Brasil realizada pela revista Rod & Custom, com o objetivo de promover a cultura hot rod, muscle cars e automóveis antigos customizados, no Brasil, levando para a estrada 45 automóveis do gênero.
Ele virão em comboio até Curitiba, escoltados pela Polícia Rodoviária Federal, para ficarem expostos no 3º Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rod, que ocorre no Parque Barigui neste fim de semana. Para saber mais sobre o passeio acesse www.roadtour.com.br.
Além de São Paulo, são esperados representantes de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, totalizando a participação de mais de200 carros entre hots e muscle cars.
A essência do 3.º Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rod é reunir a nata do segmento no Brasil, mas um outro estilo de carro promete atrair também os olhares do público neste fim de semana no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui: o muscle car. Os carros de visual musculoso, duas portas e com alto desempenho possuem muitos simpatizantes e adeptos no país, por isso dividirão espaço com os hots como convidados ilustres.
O termo muscle car nasceu em 1964 nos Estados Unidos para definir os Pontiac de tamanho médio equipados com um potente motor V8 6.4. Ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, que era um desempenho fantástico para a época. O estilo teve seu auge nos anos 1960 e começo dos 1970.
Pelo menos 20 representantes dessa corrente estarão expostos no Barigui. O visitante poderá conferir um esportivo compacto Pontiac Firebird 1968, um Dodge Charger R/T 1968 com sua grade cobrindo toda a parte dianteira e ocultando os faróis a marca registrada do modelo , um Chevy Impala Sport Coupe 1965, que iniciou uma revolução em design que ditaria a tendência no visual dos carros norte-americanos, um lendário Chevrolet Chevelle SS 396 1967, entre outros.
Para o colecionador curitibano Mauro Melo, de uns cinco anos para cá o estilo muscle car ganhou bastante projeção, principalmente entre o público mais jovem. "Até as crianças já reconhecem o modelo pelo nome. Há muitas publicações especializadas sobre o assunto", diz ele, que levará três carros para o evento. Destaque para o Chrysler 300H 1962. Poucas unidades do modelo foram produzidas 435 cupês e 123 conversíveis. Apesar dos desajeitados 5m60 de comprimento, o carro não faz feio. O propulsor V8 413 Edge produz 390 hp. "Existem apenas 200 cupês sobreviventes no mundo. Um deles está aqui no Brasil, em Curitiba", afirma o orgulhoso proprietário.
Outro que deverá chamar a atenção é o Bel Air Sport Coupe 1961. O veículo pertence ao taxista da capital José Rogério Piloto, que deu um upgrade no visual do Chevrolet. A lataria recebeu uma pintura vermelha, com pigmentos perolizados, e uma generosa camada de verniz. "No sol a tonalidade é metálica, à noite vira vermelho puro", ressalta.
A suspensão foi retrabalhada, o que deu uma aparência invocada ao modelo, remetendo aos automóveis no estilo lowrider do início da década de 50. Sob o capô, um motor original seis cilindros. "A versão 1961 foi a divisora de águas do Bel Air, que abandonou o rabo de peixe por uma traseira mais curta, na linha cupê", destaca Piloto, que afirma existir no país apenas cinco Bel Air SC 1961 iguais ao seu.
O Cutlass F-85 1963, da Oldsmobile, divisão da General Motors, certamente conquistará muitos fãs durante o encontro de hot, assim como fez com o cabelereiro Josimar Lazarte, de Curitiba. Ele sempre sonhou em ter um carro antigo e só realizou o desejo quando se deparou com o Cutlass durante uma negociação que envolvia o veículo. "Nunca tinha visto um exemplar antes", lembra Lazarte.
Ícone
E é claro que o Mustang não poderia faltar. O puro-sangue da Ford talvez seja a figura mais emblemática da cultura muscle cars. Um de seus representantes no Barigui será o modelo "hard top" (teto rígido), ano 1967, de Aguilar Borsato Silva, da capital. O dono buscou na customização uma maneira de deixá-lo exclusivo. A pintura, por exemplo, precisou de dez latas de tinta e a mistura de vários tons para se chegar a cor "azul da China". A suspensão foi retrabalhada e o carro recebeu rodas de 19". O motor 198 V8 4.7 permaneceu o de fábrica, porém, passou por um preparação de fazer inveja a muitos carros de competição. A potência chega a 450 hp, sendo 150 hp fornecidos pelo nitro.
Serviço:
3º Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rod. Sábado: das 10 às 21 horas. Domingo: das 10 às 20 horas. Ingresso diário: R$ 10. Credencial (válida para os dois dias): R$ 15.
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