O tempo de espera para levar o carro novo para casa, em Curi­­tiba, pode chegar a seis meses. O aumento da procura, as incertezas com relação ao au­­mento da alíquota do Im­­posto sobre Produtos Industria­lizados (IPI) para os importados e a preferência do comprador por determinadas configurações e cores estão fazendo com que seja necessário encomendar o carro e ficar na expectativa da sua chegada.

CARREGANDO :)

Confira alguns modelos novos

Renoir Lange, gerente da Akai, concessionária da Mitsu­bishi em Curitiba, diz que desde o início do ano há fila de es­­pera por alguns modelos da mar­­ca. É o caso do crossover ASX (a partir de R$ 87 mil) e dos utilitários esportivos Pajero Dakar (R$ 147 mil) e Outlander 2.0 (R$ 99,9 mil). O tempo de es­­pera pelo ASX é de até três me­­ses, mas pode chegar a seis meses se o comprador preferir a versão com teto solar. Para os outros modelos o tempo de es­­pera varia de 30 a 60 dias.

Publicidade

Ivan Corsato, gerente de veículos novos da Ford Center, con­­ta que tem hoje 15 clientes esperando o Ford Edge, um cros­­sover fabricado no Canadá. O tempo médio de espera é de 90 dias, mas já chegou a 150 dias no fim do primeiro semestre, diz o gerente. O preço do car­­ro varia de R$ 126 mil a R$ 159 mil e, para a efetivação da re­­serva, o comprador tem de dar um sinal equivalente a 10% do valor.

Outro crossover bastante pro­­curado é o Peugeot 3008. De­­nilson Figueiredo, gerente da concessionária Le Lac do Pa­­ro­­lin, informa que a grande pro­­cura e a limitação de unidades para o mercado nacional faz com que o comprador espere de 60 a 90 dias até levar o carro para casa. O 3008 tem preço variando de R$ 83 mil a R$ 93 mil.

Fabricado no México, o Che­­vrolet Captiva também tem exigido um pouco de paciência dos consumidores. Mário Vei­­ga, diretor do Grupo CCV, conta que a espera tem sido de 15 dias, em média, mas que pode aumentar nesse fim de ano, período em que as vendas tradicionalmente crescem. O modelo custa a partir de R$ 91,7 mil.

Os modelos Veloster (R$ 79,9 mil) e Elantra (a partir de R$ 71,7 mil), da coreana Hyun­­dai, também têm chegado às concessionárias em lotes limitados. Em Curitiba, o consumidor pode ter de esperar por es­­ses carros durante um prazo que varia de 40 a 50 dias. Tam­­bém é difícil encontrar Sporta­­ge (a partir de R$ 68,9 mil) e o novo Picanto (a partir de R$ 34,9 mil), da Kia.

Popular

Publicidade

Outro modelo com preço acessível e que está em falta é o Nissan March, primeiro carro popular da marca japonesa, que custa a partir de R$ 27.790. Os interessados no veículo es­­tão tendo de esperar de 20 a 40 dias para efetivar a compra. Rubens Trancozo, gerente da concessionária Globo em Curi­­tiba, diz que espera mais aquele consumidor que quer cores específicas – como branco, pre­­to e prata – e versões mais completas.