Turim (Itália) Justamente quando se comemora os 50 anos do lançamento do Fiat 500, ícone do fabricante italiano que marcou a sua recuperação iniciada no pós-guerra, a cidade de Turim foi o cenário na semana passada de um grande espetáculo para festejar a chegada da nova geração do modelo. Com direito a um evento que custou mais de 10 milhões de euros nas margens do rio Po, o pequeno carro já contava com mais de 25 mil encomendas antes mesmo de começar a ser vendido.
A nova geração do Fiat 500 lembra muito o carrinho lançado em 4 de julho de 1957. Na dianteira, estão os filetes cromados e os faróis redondos. O teto agora tem uma placa de vidro, que pode ser móvel. A traseira também é semelhante à do antigo, só que as lanternas agora estão mais altas. O modelo mede 1,65 m de largura, 1,49 m de altura, 2,30 m de distância entre-eixos e 3,55 m de comprimento. Para efeito de comparação, o Ford Ka tem o comprimento de 3,67 m. O porta-malas do novo Fiat tem capacidade para 185 litros.
O interior do novo Fiat 500, apesar de oferecer muita segurança e modernidade, também traz muitas referências ao antigo modelo. O mostrador circular é o original, mas ele tem novas informações. O veículo pode ser equipado com até sete air-bags: dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista. O pequeno tem ainda sistema Bluetooth para telefone celular, rádio CD Player com MP3 e entrada USB.
O 500 conta com duas opções de motor a gasolina, 1.2 8V de 69 cv e 1.4 16V de 100 cv, e uma a diesel, 1.3 16V Multijet de 75 cv. A versão mais potente é oferecida com câmbio manual de seis marchas. Com o propulsor 1.2, o novo 500 pode ser acelerado de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e alcançar 160 km/h. Com motorização 1.4, o carro, avaliado no trânsito e rodovias próximas a Turim, mostrou agilidade e desempenho de adulto. Pelos dados do fabricante, esta versão chega a 182 km/h de máxima e faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
Sua versão mais em conta custa a partir de 10,5 mil euros (cerca de R$ 27,5 mil). A Fiat não pretende vender ou fabricar o seu "pequeno grande carro" no Brasil.
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