A Jaguar anuncia a chegada da linha 2016 do F-Type no Brasil. Com o início das vendas para outubro e com preços sugeridos que variam de R$ 427 mil a R$ 687,7 mil, o esportivo inglês é oferecido nas versões cupê e conversível, que se destaca pela estrutura construída totalmente em alumínio
As maiores novidades aparecem na configuração topo de linha R Coupé, que passa a contar com tração integral – antes era traseira, mantida nas demais versões– e vetorização de torque (leia mais ao lado).
Outra alteração é a troca da direção hidráulica pela elétrica em todas as configurações. São três as opções de motor para o F-Type, todas associadas a uma transmissão automática de oito velocidades.
A versão 3.0 V6 Supercharged, de 340 cv e 45 kgfm de torque, disponível na versão de entrada, faz com que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e chegue aos 260 km/h, limitado eletronicamente.
A opção 3.0 V6 de 380 cv equipa as versões Coupé e conversível ‘S’, as duas com tração traseira. O propulsor desenvolve 46 kgfm e pode levar os modelos a chegarem até 275 km/h.
A versão topo de linha F-Type Coupé R conta com motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cv e tração integral, que desenvolve 68 kgfm e permite ao modelo sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, chegando a uma máxima de 300 km/h.
Nesta configuração, os dispositivos de segurança garantem mais controle em situações de piso com baixa aderência e em curvas de alta velocidade.
Design adaptado
Para receber o sistema de tração integral, a versão recebeu pequenas mudanças em seu design. O capô ficou um pouco mais elevado em relação às demais versões e teve as duas entradas de ar remodeladas. O visual agressivo também é garantido pelas rodas de aro 22 escurecidas.
Visto detrás, o modelo chama a atenção pelo conjunto de lanternas em led. O aerofólio traseiro automático fica escondido, surgindo em velocidades acima de 112 km/h e recolhendo quando ela cai para 80 km/h.
A Jaguar ainda oferece como item de série no Coupé R o sistema de freios Carbon Ceramic. Produzidos em silício e cerâmica de carboneto aquecidos a 1.700 ºC, os discos de freios são cerca de 60% mais leves do que os tradicionais feitos em aço.
A linha 2016 traz também novas opções de acabamento. As rodas de aro 20 estão disponíveis de série e com design que varia de acordo com a versão. A carroceria Coupé conta com opção de teto em fibra de carbono, 20% mais leve do que o teto em alumínio e que acrescenta R$ 8 mil no custo do veículo.
O interior vem com nova opção de acabamento em couro vermelho com costura dupla para o revestimento dos bancos em concha, painel e portas.Há cinco opções de cor: vermelho, dois tons de cinza, preto e branco.
Segundo o diretor de Produto e Marketing da Jaguar Land Rover, Gabriel Patini, a meta de vendas é emplacar dez carros até dezembro, o que deixa o F-Type ainda mais exclusivo.
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