No Estados Unidos, é comum as montadoras contratarem empresas para personalizar carros recém-lançados. Tal prática ajuda a promover o produto e até alavancar as vendas de versões mais esportivas. Recentemente, as fábricas brasileiras também adotaram esta estratégia. Algumas novidades no mercado nacional já saem acompanhadas de uma versão customizada, chamada de "show car".
Entre os exemplos mais recentes estão Chevrolet Prisma, Volkswagen Golf, Renault Logan e agora o Chevrolet Vectra GT.
Com exceção do sedã da marca francesa, os demais receberam uma pintura mais sóbria, com detalhes estilizados pela lataria realçando um visual mais esportivo. No interior, estão lá os bancos tipo concha e o kit esportivo de volante, manopla e pedaleira. Os projetos do Prisma e do Vectra levam a assinatura da Batistinha Garage, uma das mais conceituadas oficinas de preparação do país, enquanto o Logan "tunado" foi projetado pela TM Concept, empresa paranaense criada pelo ex-piloto de F-1 Tarso Marques. Já o Golf personalizado nasceu na Volkswagen Tech, divisão de peças e acessórios da VW do Brasil.
Lançado em outubro do ano passado, o Prisma foi o que menos sofreu alterações entre os modelos citados acima. Batizado de "Steel", teve a suspensão rebaixada em 2 centímetros e recebeu uma pintura especial, com pigmento onde foi possível criar uma cor única: a Verde Vibration, contraste de cinza e verde que garante a aparência mais robusta do pára-choques. Ganhou faróis com máscara negra, ponteira de escape cromada e rodas de 17 polegadas.
O novo Golf chegou ao mercado em março deste ano e em seguida, no Salão de Acessórios de São Paulo, a VW apresentava um show car na versão GTI. Capô em dois tons, rodas de 20 polegadas, risco no disco de freio que limpa o sistema oferecendo melhor desempenho na frenagem e volante com tecido na cor do banco. Destaque ainda para o navegador GPS, DVD player de teto e painel com tela de 12" e potente conjunto sonoro.
A agressividade característica dos carros esportivos foi a fonte de inspiração do Logan tuning com pintura tribal, e é ressaltada ao longo de toda a sua lateral. Este efeito é obtido graças à presença de uma larga saia lateral e à utilização de novas molas especiais de suspensões. Na tampa do porta-malas foi instalado um aerofólio composto por duas lâminas transversais. O novo pára-choque traseiro incorpora duas saídas de escapamento esportivas. O sistema de freio traz pinças e discos de freios de competição nas quatro rodas de 19 polegadas.
O Vectra GT ganhou dois modelos customizados baseados na versão GT-X, batizados de "Black Top" e "Attitude". O primeiro traz pintura do teto na cor preta, na tentativa de valorizar a traseira, que perdeu todos componentes cromados, e rodas de 18 polegadas. A lista das mudanças inclui ainda a adição de aros pretos nas lanternas traseiras e máscaras dos faróis na cor do carro com os canhões em preto.
O Vectra Attitude teve modificações mais agressivas, que incluíram rodas de 19 polegadas, maçanetas flat do Astra e nos pára-lamas as setas do novo Omega. Os frisos laterais e dos pára-choques foram removidos, houve modificações nas grades dianteiras e as máscaras dos faróis são negras. O body kit (saia lateral e aerofólio traseiro) é de origem alemã e o spoiler dianteiro foi criado exclusivamente para o veículo. Na traseira, a dupla saída do escape é central. Os carros levam a cor-conceito Volcano Orange, também presente nos veículos do lançamento.
Os "shows car" não estão à venda, porém suas linhas exclusivas de acessórios esportivos estão à disposição do cliente nas concessionárias da marca. Tudo com garantia de fábrica.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast