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Em todas suas épocas, o Mustang sempre foi objeto de desejo | Fotos: Divulgação/Ford
Em todas suas épocas, o Mustang sempre foi objeto de desejo| Foto: Fotos: Divulgação/Ford

Curiosidades sobre o clássico modelo esportivo da Ford

- As vitórias nas pistas, em competições nos Estados Unidos e na Europa, e a presença no cinema, como em Goldfinger, com James Bond, ajudaram a consolidar o mito Mustang ao redor do mundo.

- O carro da Ford conquistou o público pela combinação de design esportivo – destacado pelo capô comprido e traseira curta –, preço baixo e várias opções de modelos e equipamentos.

  • Top de 1964
  • Modelo 1966
  • Modelo 1968
  • Mustang 1985
  • Conversível 1985
  • Escola de pilotagem

Apaixonados por um dos maiores ícones da indústria automobilística mundial já podem marcar na agenda. O 8º Encontro Paranaense de Mustang, que está celebrando seus 45 anos, será realizado no dia 17 de maio no pátio da concessionária Ford Metropolitana, na Rua Mário Tourinho, 1500, em Curitiba. A importância deste lendário carro para a Ford , lançado em 1964 e produzido até hoje, é tão grande que na metade deste mês a marca realizou um evento de quatro dias em Birmingham, Alabama (EUA), relembrando as cinco gerações do esportivo.

Tudo começou em 1964, quando na metade daquele ano foi lançado o 1964 1/2, sucesso instantâneo que superou todas as expectativas. Em princípio, seriam produzidos 100 mil veículos por ano, mas 12 meses depois 417 mil unidades estavam nas ruas. Em dois anos, as vendas chegaram a 1 milhão. O nome Mustang foi emprestado de um famoso avião da Segunda Guerra, o P-51 Mustang. Com capô estendido e traseira curta, o design do Mustang foi conquistando os consumidores, mas seu sucesso veio mesmo do bom desempenho do esportivo nas competições automobilísticas. Aliás, esta foi a motivação da Ford para criar o muscle car: utilizar as pistas de corrida como vitrine para sua imagem, assim como fazem as empresas até hoje, investindo na Fórmula 1. A primeira tentativa da Ford, no início da década de 1960, foi criar um Mustang com motor V4 central, mas o design acabou não fazendo sucesso, então o projeto foi reformulado até chegar ao modelo lançado em 1964.

Motores

Sob o capô, o primeiro Mustang oferecia uma gama de seis motores, desde um seis cilindros de 101 cavalos até um V8 de 271 cv de potência. Na época, o carro custava apenas US$ 2.368, de acordo com a Ford. Com o passar dos anos, surgiram as versões conversível, cupê e fastback, até chegar ao Shelby GT-350, de 306 cavalos, produzido em parceria com o preparador Carrol Shelby.

A segunda geração do Mustang foi apresentada em 1974. O esportivo ganhou motor 2.3 litros, de quatro cilindros, além dos motores V6 2.8 litros e V8 5.0 litros. Anos depois, nasceram as versões Cobra II (1976) e King Cobra (1978). A partir de 1979, a Ford iniciou a produção da terceira geração do Mustang, neste momento com mais uma opção de motor, 2.3 litros turbo, de 132 cavalos de potência.

Mas foi na década de 1990 que o Mustang passou por completa renovação no design. O motor V6 também mudou, passando a ter deslocamento de 3.8 litros. O V8 continuou 5.0 litros e, em 1996, foi substituído pelo GT V8 4.6 litros. Durante esses anos, sete versões SVT Cobra foram lançadas, assim como o Bullit GT, em 2001, e o modelo Mach 1, em 2003.

Nova geração

A geração atual surgiu em 2005, com design inspirado no Mustang do fim dos anos 60, movimento classificado como ‘’retro-futurismo’’. Além dos motores V6 4.0 de 210 cv e GT V8 4.6 de 300 cv, a nova geração inclui a versão especial Shelby GT500, com motor V8 5.4 de 456 cv. Com a introdução do motor Supercharger, em 2008, este último passou a oferecer 500 cv. O Shelby GT500 King of the Road (Rei da Estrada) elevou a potência para 548 cv e tornou-se o Mustang mais potente já fabricado pela Ford, renovando a mística do cavalinho que o tempo só faz aumentar.

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