Realizado neste sábado (1.º), o Encontro Nacional dos 50 anos do Ford Galaxie em Curitiba reuniu cerca de trinta carros de todas as versões modelo - 500, Landau e LTD - e em cores e estilos variados.
O evento foi realizado no Espaço Phoenix, no Tarumã, com uma exposição de Galaxies originais, reformados e até mesmo transformados em carros funerários, por exemplo, destino comum do automóvel devido ao tamanho.
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O professor Martim Palma, um dos participantes, é tão fã das transformações que ganhou o apelido de “salvador de Galaxie”. “Às vezes aparece um anúncio de um carro caindo aos pedaços, eu compro e deixo zero quilômetro”, diz Palma sobre o hobby. “Eu tenho pena dos carros. É por amor mesmo”.
Ford Galaxie no Brasil
Um dos primeiros carros de luxo produzidos no Brasil, o Galaxie foi pioneiro em conforto e tecnologia no mercado nacional e se destacava pelo tamanho imponente. Tem 5,33 metros de comprimento, podendo levar até seis pessoas, o que rendeu ao carro os apelidos de “barca” e “banheira”.
O modelo também trazia dois bancos inteiriços que mais pareciam um sofá e também itens como direção hidráulica, ar-condicionado e câmbio automático.
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Por isso, passou a ser o sonho de consumo da alta sociedade, como empresários e políticos. Personalidades como Juscelino Kubitschek e o papa João Paulo II foram transportados em Galaxies.
O carro foi produzido em três versões: Galaxie 500, Landau e LTD (de Limitada) e saiu de linha em 1983. Hoje, unidades bem restauradas do veículo podem custar mais de R$ 100 mil.
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