São Paulo – O Salão de Acessórios (antigo Salão Tuning), realizado entre os dias 29 de março e 2 de abril, em São Paulo, mostrou diversas novidades em equipamentos para o carro – tunado ou não – e motos. Algumas chamaram a atenção pela curiosidade e inovação, como o pneu que produz fumaça avermelhada quando derrapa rapidamente no solo, o alarme voltado para o público feminino, disponível na cor rosa e o kit tuning original de fábrica oferecido pelas montadoras.

CARREGANDO :)

A feira, que contou com 180 expositores, também confirmou uma tendência de mercado: os sistemas de navegação (GPS). Quatro empresas apresentaram produtos no salão, sendo um dos modelos aplicado também para navegação no mar. Confira os principais acessórios mostrados na evento que já se encontram no mercado e outros que chegarão em breve.

Som

Publicidade

A Soundreams lançou o amplificador Raptor de 500 Watts, indicado para quem deseja um som mais pesado. O equipamento oferece um sensor eletrônico que monitora corrente e temperatura do aparelho para sua máxima eficiência, mínima distorção e proteção contra queima do sistema. Preço: não definido. (www.soundreams.com.br).

A Bravox expôs o Component Set 3 Way CS 603CF, um kit 3 vias – subwoofer, midrange e tweeter – de 240 watts, cujo sistema concentra a reprodução das faixas críticas em um só tradutor. Ou seja, deixa nítido o grave e o agudo do som. Preço: De R$ 1.599 a R$ 1.799. (www.bravox.com.br).

A Boog mostrou o primeiro amplificador digital estéreo produzido no Brasil – o DPS 2900. A potência chega a 3,6 mil watts e é indicado para competições de som. Preço: De R$ 899 a R$ 1.139. (www.boogelet.com.br).

Diversos

A Fittipaldi apresentou a linha Winner´s Spirit, concebida com o envolvimento do ex-piloto de F-1 Emerson Fittipaldi. A gama de acessórios inclui antenas, rastreadores, alarmes, volantes, bancos e rodas. Destaque para o volante Shutt F1 com desenho exclusivo desenvolvido a partir de moldes das mãos do bicampeão. É feito em alumínio e fibra de carbono. Preço: R$ 300. (www.shutt.com.br)

Publicidade

A Hawk lançou a pastilha Hawk HPS, composta de ferro carbono. O produto foi desenvolvido para as ruas usando a qualidade e segurança das pistas e indústria aeroespacial na aplicação de compostos de alto coeficiente de fricção. Elas produzem em média 30% mais força de frenagem do que pastilhas originais. Preço: R$ 490.

Segurança

A PST trouxe o alarme Cyber Femme, desenvolvido para as mulheres. O produto vem com três cores diferenciadas (rosa, branco e azul), toques personalizados e 21 funções. Entre os quais auxílio de localização em estacionamento, com o acionamento das setas do veículo; aviso de lanterna ou farol ligado com a porta aberta por sinal sonoro; e trava automática das portas – cinco segundos após ligar a ignição. Vem ainda com um mosquetão para possibilitar que seja preso na bolsa. Preço: R$ 330. (www.pst.com.br).

A Magic Sensor expôs dois alarmes, um deles voltado para a moto Suzuki (modelos Intruder, Burgman e Yes). O outro produto possibilita ao motociclista desativar o alarme em caso de perda do transmissor. O alarme é acionado por distância da moto. Quando o piloto se aproxima, ele é desativado. Ao se afastar, ativa o sistema. Preço: De R$ 210 a R$ 250.

A Lince GPS levou ao salão o SPTrack, um aparelho que avisa o motorista sobre a aproximação de fiscalização eletrônica – via bip e leds. Ele é composto por um módulo GPS e uma memória para registro de pontos não incluídos no mapa. Pode ser ligado a um computador para baixar da internet os pontos desejados. Possui o mapa de várias cidades do país, incluíndo Curitiba, Pinhais, Colombo e São José Pinhais. O Lince está em conformidade com as leis de trânsito porque não capta sinal de radar (os pontos estão pré-estabelecidos no aparelho), nem impede a medição da sua velocidade real. Preço: R$ 659 (www.olhodelince.com.br).

Publicidade

Kit de fábrica

Duas das principais montadoras do país mostraram seus lançamentos em acessórios , alguns direcionados para o tuning. A GM equipou um Celta com spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio e saias laterais, frisos, rodas de alumínio, ponteira de escapamento, lanternas esportivas, navegador portátil, rastreador, entre outros. A marca tem mais de 500 itens em seu portifólio de acessórios.

Já a Volkswagen levou acessórios originais desenvolvidos pelas Volks Tech. São mais de 200 itens para deixar o carro personalizado. O novo Golf ficou encarregado de expor alguns dos produtos. Ele veio equipado com CD player MP3 com entrada para USB e iPod, navegador, DVD player de teto e de painel e kit viva-voz para telefonia celular.

Pneus e rodas

A sul-coreana Kuhmo mostrou dois produtos curiosos em São Paulo. Um deles chama atenção pela fumaça de cor avermelhada, ao invés de esbranquiçada, que sai dos pneus pelo atrito com o solo, a famosa "fritada". É direcionada para as provas de drift – modalidade conhecida dos adeptos do tuning pelas derrapagens em alta velocidade. O novo pneumático será lançado no mês que vem com aros 16", 17" e 18". O preço ainda não foi definido pela Conradpneus, empresa paulista é responsável pela importação do produto. Outra novidade da Kuhmo é volta para o público em geral e é ainda mais curiosa: pneu Ecsta DX que exala aroma de lavanda. Também deve começar a ser vendido em maio com aros 15" e 16". (www.conradpneus.com.br).

Publicidade

A Mangels mostrou toda a sua linha 2007, composta pelos modelos Drift, Motion, Rush e Kombat 20x8,5. Neste último modelo há a opção de cinco ou seis furos e quatro opções de acabamento, inclusive semidiamantada preta. Preço: de R$ 1.100 a R$ 2.100. Já a Scorro lançou dois modelos, o E-182 e o E-183, disponíveis com aros 14" ao 18" e que podem ser encontrados na cor preta. A marca também levou o S-183 (R$ 550), lançamento que vem com aro 18". (www.mangelsrodas.com.br e www.scorro.com.br).

Navegadores

O Car Trip 100, desenvolvido pela Stetsom, cobre 70% do litoral brasileiro, além de 400 cidades, e ainda permite a atualização mensal da base de mapas via download através do site da Stetsom. O usuário também pode gravar a trilha sobre uma rodovia ainda inexistente na base de mapas de sua região e enviar para o fabricante que disponibilizirá para download em sua home page. O Car Trip reproduz vídeos, músicas, fotos e livros digitais numa tela de 3,5", que é fixado no pára-brisa do carro. De R$ 1.702 a R$ 1.990. (www.stetsom.com.br.

A Elgin exibiu o T-Levo, um GPS que cobre 70 cidades brasileiras no estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além de disponibilizar mais de 400 mapas de outras localidades como referência. Para traçar uma rota basta o usuário digitar o endereço via toque na tela. Todo o traçado e as instruções de direções são narradas (comando de voz), sem que o usuário precise ficar com seus olhos fixos ao mapa. No caso de uma manobra diferente da sugerida pelo T-Levo, o navegador recalcula e informa rapidamente o novo caminho. Preço: R$ 1.899. (www.t-levo.com.br).

A Revista Quatro Rodas esteve na feira com o navegador Guia Quatro Rodas. O modelo tem mapas das principais rodovias do país e de 70 cidades brasileiras, em sete estados. O usuário tem ainda à disposição o conteúdo exclusivo do Guia Quatro Rodas, com informações sobre bares, restaurantes, cinemas, pontos turísticos, entre outros. O navegador funciona com um simples toque no menu da tela e lhe dá resposta por voz em português. Possui ainda tocador MP3 e armazenamento de fotos. Preço: De R$ 1.799 a R$ 2.200.

Publicidade