• Carregando...
Alta do IPI para modelos importados e novas linhas de crédito irão estimular a procura por carros nacionais | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Alta do IPI para modelos importados e novas linhas de crédito irão estimular a procura por carros nacionais| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Concessionárias

Nova diretoria do sindicato

A nova diretoria do Sincodiv-PR, para a gestão 2011-2014, além do presidente Helmuth Altheim, está composta por Luís Antonio Sebben (vicente-presidente), Edson Luiz Casagrande (secretário), Felipe José Andreazza (segundo secretário), Sérgio José Zardo (tesoureiro), Marcos da Silva Ramos (segundo tesoureiro), Eros Nicanor Nicz (suplente de secretário), Nelson Luis Slaviero (suplente de segundo secretário), Carlos Antonio Kucinski (suplente de tesoureiro) e Marco Antonio Rossi (suplente de segundo tesoureiro). Como membros efetivos do conselho fiscal fazem parte Antonio Carlos Altheim, Antonio Bordin Neto e Darli Antonio Borin. JE como suplentes estão Felix Archanjo Bordin, Ivo José Scotti e Marcos Roberto Teixeira.

  • Helmuth Altheim, presidente da Fenabrave e Sincodiv-PR

Com a estimativa de que as ven­­das neste mês superem a 38 mil unidades e o ano acabe fechando com 370 mil veículos vendidos no Paraná, com um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, o presidente da Federação Nacio­nal da Distri­buição de Veí­­culos Automoto­res (Fena­­bra­­ve -PR), Helmuth Altheim já prevê também um aumento de 6% nas vendas pa­­ra 2012.

Recém-empossado na direção da Fenabrave e também do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná (Sincodiv-PR), Altheim justifica esta previsão dizendo que os veículos nacionais terão uma maior procura a partir de janeiro, devido ao aumento do Imposto sobre Pro­­dutos In­­dustrializados (IPI) para os modelos importados. Além disso, o governo está crian­­do novos mecanismos para facilitar o crédito ao consumidor o que poderá refletir num aquecimento do consumo a partir do início do ano. Al­­theim também lembrou que os primeiros meses do ano não são, tradicionalmente, bons períodos de vendas para o setor da distribuição, devido aos gastos com IPTU, IPVA, renovação de seguros, matrículas escolares, entre outros.

Tendo como diretores regionais Luís Antonio Sebben, Mar­­co An­­tonio Rossi, Sergio José Zardo e Mar­­cos da Silva Ramos, o dirigente da Fenabrave diz que esta nova diretoria fará o possível pa­­ra estar presente nas diversas regiões do estado para fortalecer e unir o setor. Seb­­ben, que passou a presidência para Altheim, lembrou que a efetiva participação da entidade já resultou em con­­quistas e, muitas delas, com âmbito nacional.

O Paraná possui 670 conces­sio­­nários de veículos (matrizes e fi­­liais dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, máquinas agrí­­colas e implementos ro­­do­­viá­­rios). O segmento da distribuição gera 30 mil empregos no es­­ta­­do, que é responsável por cerca de 8% da participação na­­cio­­nal em vendas. De ja­­neiro a no­­vembro deste ano, o estado co­­mercia­lizou mais de 340 mil unidades. Em todo o país, são 6,9 mil distribuidores, sendo responsáveis pela geração de 376 mil em­­pregos diretos, que ge­­ram uma receita anual de R$ 174,9 bilhões, correspondendo a 5,4% do pro­­du­­to interno Bruto (PIB) do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]