Novidades para o mercado de pesados, série especial e o caminhão mais rápido do mundo. A Volvo está com um cardápio variado na Fenatran, o maior salão de veículos comerciais da América Latina que termina nesta sexta-feira (18).
O destaque do estande é o The Iron Knight (O Cavaleiro de Ferro), considerado o caminhão mais veloz do mundo.
O modelo carrega um motor de 2.400 cv e brutos 611,8 kgfm de torque. E é detentor de dois recordes mundiais homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo): de 0 a 500 metros em 13,673 segundos e de 0 a 1.000 m em 21.142 segundos.
Para se ter uma ideia da força do pesado, é três vezes mais a potência de um Aventador SVJ, o Lamborghini mais rápido da história. O superesportivo italiano tem motor 6.5 V12, de 770 cv e 73,4 kgfm.
A propulsão do The Iron Knight é gerenciado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem. O conjunto faz o caminhão acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 276 km/h de velocidade máxima.
É mais rápido que o S60 Polestar T6, o mais nervoso dos carros da Volvo. Equipado com motor 2.0 turbo, de 367 cv, o sedã esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima controlada eletronicamente em 250 km/h.
Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. Ele usa o mesmo motor e câmbio dos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior", ressalta Alcides Cavalcanti, diretor Comercial de Caminhões Volvo.
Linha VM 2020
A marca sueca também apresenta a linha VW 2020, com melhorias na cabine que valorizam o conforto, a produtividade e o dia a dia na operação de transporte.
Alterações incluem uma nova frente, com novo para-choque bipartido, para facilitar a substituição em pequenos reparos e diminuir o custo de manutenção.
"Agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada”, afirma Álvaro Menocin, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Volvo.
O VM recebeu ainda novas luzes de posição, colocadas na parte superior da cabine, as populares "Três Marias", que aumentam a visibilidade do veículo.
O espelho frontal ficou maior e foi reposicionado para facilitar as manobras em espaços limitados e proporcionar mais visibilidade.
Soma-se ainda uma série de modificações no quesito de segurança, aerodinâmica e conforto. Destaques para o defletor de ar ajustável e a inclusão de uma cobertura no segundo degrau da porta que ampliou o espaço para armazenar um calçado ou martelo de bater pneus.
Caminhão 40 anos de Brasil
A Volvo completa neste ano quatro décadas de Brasil, com sede em Curitiba (PR). E para celebrar criou a série especial "FH 40 anos", inspirada no N10, o primeiro caminhão produzido pela Volvo no país, em 1980.
A versão limitada é pintada na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10. "É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias do transporte", diz Cavalcanti.
A unidade exposta na Fenatran é um FH 6x4, com motor de 540 cv, o mais potente da marca em solo nacional, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem I-Shift de sexta geração. Mas o cliente que adquirir uma das 40 unidades produzidas poderá optar por outras configurações - 6x2 com 500 cv ou 4x2, de 460 cv.
O FH 40 anos tem suspensão pneumática, rodas de alumínio, carenagens laterais e deflatores, bancos em couro com suspensão pneumática e amortecedor ajustável, ventilação e aquecimento.
A lista de equipamentos e acessórios é formado também faróis com iluminação em xenônio, airbag, luz diurna em led, central multimídia, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular, câmara de ré e refrigerador sob a cama.
*O jornalista viajou a convite da Anfavea
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast