O feriado prolongado de 7 de setembro está chegando e muitas pessoas devem colocar o carro na estrada para curtir os dias de folga. Mas quem for viajar na próxima semana não pode esquecer de fazer uma revisão completa.
O check-up do veículo é fundamental, mesmo quando a distância do percurso for curta. Alguns itens, inclusive, podem ser vistoriados pelo próprio dono do veículo. "O motorista pode conferir, por exemplo, os níveis de óleo do motor, de água de radiador e do fluido de freio", explica Wilson José Simas, gerente da Auto Equipe Oficina, de Curitiba. Além disso, observa ele, o dono do automóvel pode conferir se todos os pneus estão em condições e calibrados. "O estepe não pode ser esquecido também", acrescenta ele.
Mas existem alguns itens do carro que só podem ser inspecionados por um profissional capacitado. De acordo com Wilson Bill, proprietário da Auto Mecânica Bill, fica sob responsabilidade do mecânico verificar as condições do motor (incluindo injeção e correias), do sistema de freio (pastilhas, discos, lonas e panelas), dos filtros (combustível, óleo e ar-condicionado) e dos conjuntos de direção e de suspensão. Também checará a regularem de luzes, a condição do limpador de pára-brisa e se as rodas precisam de balanceamento e geometria.
Cláudio Costa, gerente da BS Colway Centro Automotivo , também na capital, lembra ainda que os motoristas não devem deixar para última hora a revisão. "A inspeção deve ser feita, no mínimo, cinco dias antes da partida. Assim, se houver algum problema mais sério no carro, o dono não precisará adiar ou mesmo cancelar a viagem", justifica.
Segundo os profissionais de oficinas entrevistados, uma inspeção leva, em média, meio dia. O custo, apenas da vistoria, varia de R$ 90 a R$ 150. Alguns estabelecimentos nem chegam a não cobrar pelo check-up. Mas poderá haver o custo extra para a troca de algum componente, como pastilhas, óleo do motor ou filtros.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião