Saiba mais
Estar em boas condições para dirigir é importante para garantir uma viagem tranqüila. Por isso, bebidas alcoólicas só depois que chegar no destino;
Ao distribuir a bagagem no porta-malas, os objetos pesados devem ficar embaixo e mais à frente, junto ao banco traseiro. Se usar bagageiro no teto, transporte apenas cargas leves que não ultrapassem 30 cm de altura. Jamais obstrua visão pelo retrovisor interno;
Animais devem viajar isolados ou em gaiolas;
O motorista não pode esquecer de inspecionar os itens obrigatórios do carro: cintos de segurança, chave de rodas, triângulo e macaco. Além disso, o extintor de incêndio deve estar dentro do prazo de validade.
O feriadão de Páscoa está chegando e quem estiver planejando pegar a estrada não pode deixar de conferir a situação do carro. Existem, inclusive, alguns itens que podem ser inspecionados pelo próprio dono do veículo.
O tempo é curto, mas ainda é possível fazer uma boa revisão no automóvel. Segundo Valdir Ribas Júnior, proprietário da Di Auti, oficina mecânica em Curitiba, o proprietário do veículo tem condições, por exemplo, de verificar os níveis de água do radiador, do óleo do motor, do limpador de pára-brisa e do fluido de freio. Além disso, a pessoa pode vistoriar a borracha do limpador de pára-brisa e as luzes (faróis, lanternas, luz de freio e piscas). O dono do carro não pode esquecer ainda de calibrar os pneus, lembrando, é claro, do estepe, bem como de completar o combustível.
O resto leia-se motor, direção, freios e suspensão é com o mecânico de confiança. Por conta disso, ressalta Ribas Júnior, a recomendação é que o motorista não deixe a revisão para a véspera da viagem. "Nunca se sabe quando um motor ou freio pode ter um problema mais sério. Neste caso, o conserto pode levar mais de um dia e atrasar a partida", justifica.
O custo de uma inspeção varia de R$ 20 a R$ 80. Esta despesa compreende apenas a mão de obra, sem contar a necessidade de troca de peças. A substituição, por exemplo, de um conjunto de pastilhas varia entre R$ 50 e R$ 60 (kit) e leva cerca de duas horas. Já um serviço de alinhamento e balanceamento custa, em média, R$ 40 em oficinas mecânicas da capital.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast