Serviço
MGM Car Tours
Fone: (41) 3022-4785
Site: www.mgmoperadora.com.br
Hertz
Fone: (41) 3269-8000.
Site: www.hertz.com.br
Dirigir uma Ferrari nas estradas da Itália ou fazer a lendária Rota 66 com uma Harley-Davidson não são mais sonhos impossíveis. No país, dezenas de empresas oferecem o serviço para brasileiros dirigirem por estradas no exterior em superesportivos e motos clássicas. Muito além do convencional, o serviço é totalmente personalizado. A reserva pode ser feita no Brasil e o locatário escolhe a marca, o modelo, a cor, o estilo do acabamento, a configuração do motor e os acessórios. Se não quiser, não precisa nem retirar o veículo. A locadora entrega no lugar escolhido pelo cliente, seja no aeroporto ou hotel.
Especializada em realizar o desejo de quem gosta de automóveis, motos e velocidade, o departamento MGM Car Tours, da operadora curitibana MGM, dispõe de pacotes com veículos potentes em diferentes destinos. De acordo com Rogério Casagrande, coordenador do setor (que completou dois anos), o mercado está aquecido e crescendo.
Ele conta que os Estados Unidos são o lugar preferido, principalmente dos clientes jovens e descolados que optam por dirigir esportivos nem que seja em apenas um dia da viagem. "Nos EUA, os modelos Ford Mustang e o Chevy Corvette disparam na frente. Na Europa, temos mais procura por Ferrari e Porsche", diz.
Segundo a Hertz, uma das maiores empresas de locação de carro do mundo, os modelos mais cobiçados na Europa e nos Estados Unidos são os Porsche Cayenne, Porsche Panamera Turbo, Maserati Gran Cabrio e Range Rover Autobiography. Entre os luxuosos (e caros), os preferidos são Bentley Continental, Ferrari Califórnia e Ferrari 458 Italia.
Para ter essas máquinas a sua disposição, o cliente deve ter no mínimo 21 anos, carteira de habilitação em situação regular, passaporte do país de origem, não ter restrições no nome e apresentar um ou mais cartões de crédito do próprio locatário com limite disponível para caução. "Esse é o principal. O limite do cartão de crédito precisa ser bem alto por causa do seguro", afirma.
Tire as dúvidas
Antes de alugar um possante no exterior confira algumas informações necessárias
Qual a idade mínima para alugar um veículo?
Em algumas localidades, se você tiver entre 21 e 25 anos, é preciso alugar o veículo antes de sair para a viagem.
Quais os documentos necessários?
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida em mais de 130 países. Mas alguns também exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na Europa, a PID é obrigatória na Itália, Áustria e Grécia. O Canadá e alguns estados dos EUA também exigem tal documento. Em nações da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, além da PID, você deve comprar o seguro Carta Verde, que cobre danos pessoais e materiais causados a terceiros. Ele é vendido nas seguintes seguradoras: Allianz Seguros, Bradesco, HDI Seguros, HSBC Seguros, Porto Seguro e Sul América.
Como faço para emitir a PID?
Você deve preencher o requerimento do documento em duas vias, levar a cópia da sua CNH dentro do prazo de validade e pagar uma taxa, que varia de acordo com o Detran de cada estado. No Paraná, o valor é de R$ 74,44.
Devo alugar o veículo antes da viagem?
Sim. Além de ganhar tempo, os preços costumam ser menores se você fizer a reserva com antecedência também se fica com o carro por várias dias. Outra vantagem é garantir o tipo de veículo que deseja, já que a procura é maior no período de férias escolares e feriados prolongados.
O que faço em caso de problemas com o veículo, como pane elétrica ou defeito mecânico?
Você deve ligar para a central de atendimento da locadora para relatar o problema. Algumas empresas substituem o veículo sem acréscimo de taxas e enviam guinchos e assistência mecânica. É possível ainda contratar proteções adicionais. As tarifas variam de acordo com a cobertura e o modelo do carro.
O que acontece em caso de acidentes de trânsito, furto e roubo do veículo?
Ligue para a central de atendimento da locadora e registre um boletim de ocorrência na delegacia em, no máximo, 48 horas. Quando for alugar o veículo, você também pode adquirir coberturas adicionais contra terceiros, acidentes pessoais, furto, roubo e incêndio. As tarifas variam conforme as seguradoras. Assim como nos seguros convencionais, existem as franquias. Se ocorrer algum dano muito sério, o valor máximo a ser pago será o da franquia.
Como funciona o pagamento dos pedágios?
O motorista deve sempre pagar os pedágios. Em alguns países, no entanto, algumas locadoras equipam os carros com mecanismos free flow, uma espécie de Sem Parar no Brasil, que permite que você passe livremente, cobrando os débitos posteriormente no cartão.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião