O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a Ferrari 458 Italia, a substituta da F340, lançada em 2004. Apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro de 2009, o superesportivo chega no segundo semestre pela bagatela de R$ 1,5 milhão por meio da importadora oficial da marca italiana, a Via Itália, em São Paulo (SP).
O valor pode alcançar R$ 1,6 milhão, de acordo com o nível de personalização exigida no acabamento: a mais cara dá a opção do interior mais esportivo em composto de carbono, sistema de som diferenciado e revestimento dos assentos em Alcantara no lugar do couro tradicional.
Entre junho e setembro desembarcarão no país as dez primeiras unidades já encomendadas por consumidores endinheirados. A estimativa da importadora é fechar o ano com 20 unidades comercializadas.
O nome 458 Italia refere-se ao país de origem da marca e ao tamanho do motor: 4,5 litros e 8 cilindros em "V". Esse expediente também foi usado pelos antecessores 308, 328 e 348 (o padrão foi interrompido nos posteriores F355, 360 Modena e F430). A novidade é 80 cavalos mais potente que a F430. O propulsor de injeção direta e totalmente feito em alumínio gera 570 cavalos a 9.000 rpm e torque (força) de 55 kgfm a 6.000 rpm 80% deles estão disponíveis a 3.250 rpm. Números que permitem que a "macchina" italiana acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcance a velocidade máxima de 325 km/h (no F430 eram 315 km/h e 4 segundos).
Várias melhorias que a Ferrari traz para seus modelos de rua, vindas da F1, foram implementadas na 458 Italia. Uma das principais é a redução da fricção interna do motor, que melhora no consumo. Num percurso misto ela faz 13,7 litros a cada 100 quilômetros. O modelo conta ainda com transmissão de dupla embreagem e sete velocidades, combinada a um diferencial autobloqueante com controle eletrônico e ao controle de tração F1 Trac.
O cupê de dois lugares foi desenhado pelo famoso estúdio Pininfarina, com faróis alongados que incluem uma série de leds e ressaltos no capô que deixam o carro com um visual agressivo. As lanternas traseiras salientes seguem o padrão da casa de Maranello, lançado em 2002 pela Ferrari Enzo. Há também ênfase em caixas de rodas mais ressaltadas (em vez de aerofólios e spoilers gigantescos).
Vale destacar a interessante sobreposição de vincos nas laterais, que não deixam à vista tomadas de ar para o motor. A frente conta com uma pequena grade que gera downforce, e assim que a velocidade aumenta, se deforma e fecha, melhorando o arrasto.
Entre o capô e os faróis existem também umas entradas de ar para melhor resfriamento do motor. As rodas têm aro 20 equipadas com pneus 235/35 8.5" (dianteiros) e 295/35 10.5" (traseiros). Como habitual em alguns veículos da marca do cavalinho rampante, o vidro traseiro permite apreciar o motorzão, seguido por uma pequena asa ladeada pelas lanternas e sublinhada pela saída tripla de escapes que separa o difusor em duas partes.
O interior segue a mesma criatividade vista no lado de fora. As alavancas dos piscas laterais e do limpador de para-brisa deram lugar ao acionamento por meio de botões no volante, que traz ainda outros comandos como o do sistema de som e do seletor de modo de direção. O painel destaca no centro o conta-giros e o indicador de marcha da caixa automatizada.
A 458 Italia mira o Lamborghini Murciélago LP640 equipado com motor V12 6.5 de 640 cv e o Porsche 911 Turbo com propuslor V6 3.8 de 500 cv. Ambos os modelos fazem de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, mesmo desempenho da Ferrari, e são aguardados para o Brasil este ano.
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