Para um seleto grupo de contribuintes, o fato de a alíquota de 3,5 para o IPVA no Paraná ser uma das mais altas no país não é motivo para reclamação. Afinal, se o valor do carro adquirido ultrapassa a casa dos R$ 400 mil, porque se preocupar com ‘meros’ R$ 71,2 mil de imposto, justamente a quantia a ser paga pelo dono de uma Ferrari 458 Speciale 2014, o modelo com o maior recolhimento do estado.
O valor venal da máquina italiana é de R$ 2 milhões – a cotação é estabelecida pelo governo com base nos preços praticados no mercado. Já uma zero km não sai por menos de R$ 2,5 milhões.
Selecionamos dez carros com os IPVAs mais caros do Paraná e que começaram a ser recolhidos no último dia 21. A relação é divulgada pelo Detran-PR e a Secretaria da Fazenda do estado e traz algumas novidades comparado ao top 10 do ano passado.
São sete modelos novos na lista, mas que não fogem das marcas tradicionais que costumam ofertar verdadeiras fortunas sobre a rodas.
RELEMBRE: Os campeões de IPVA no Paraná no ano passado
Por isso, consideramos o exemplar de maior valor de cada marca – pois, caso contrário, o ranking seria formado na sua maioria por Ferrari, Porsche e Lamborghini. E, como não poderia ser diferente, a Ferrari 458 Speciale repete o título do ano de passado de o ‘IPVA mais caro do Paraná’
Também restringimos os que foram emplacados até 2015, lembrando que para os modelos zero km, licenciados neste ano, a alíquota incide sobre o valor de nota fiscal.
1.º Ferrari 458 Speciale 2014
O dono do modelo, que começou a ser importado para o Brasil em 2014, repassará ao cofre público quase o equivalente a um Ford Focus SE 1.6 (R$ 69,9 mil). De seguro, são mais R$ 75 mil. O superesportivo, com valor venal avaliado em R$ 2.034 milhões, é movido por um motor V8 4.5, de 605 cv e 54,9 kgfm de torque.
O desempenho é insano: atinge 325 km/h de máxima e vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Faz 4,1 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.
2.º Lamborghini Aventador 2013
O Paraná é um dos poucos estados do país que tem um Aventador circulando por suas ruas. E o dono dele desembolsará um ‘VW CrossFox 1.6’ (R$ 65.790) de IPVA, sem contar os outros quase R$ 70 mil de seguro. Uma ninharia perto do seu valor de mercado de R$ 2 milhões (venal de R$ 1,8 milhão).
O substituto do lendário Murciélogo desembarcou no país no fim de 2011 e com números que impressionam. O motor 6.5 V12 gera 700 cv e 70,3 kgfm de torque, possibilitando que o superesportivo atinja 350 km/h de máxima e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Na cidade, faz 3,3 km por litro de gasolina.
3.º Rolls Royce Ghost 2014
O luxuoso sedã grande inglês recolhe de IPVA o mesmo que o consumidor ‘comum’ pagaria pela ter um Renault Sandero RS (R$ 59.290). A Rolls Royce só estreou no Brasil (e na América Latina) com revenda própria em 2012 - a loja fica em São Paulo.
O Ghost é um veículo superlativo. Tem 5,39 metros de comprimento e pesa 2.360 kg - como comparativo, o Ford Fusion tem 4,87 m de um para-choque ao outro e pesa 1.566 kg.
O conjunto mecânico acompanha o visual generoso. O motor 6.6 V12 biturbo rende 563 cv e 79,5 kgfm (tem mais força que uma Ferrari), que o leva a 250 km/h - limitada eletronicamente - e da inércia aos 100 km/h em rápidos 4,9 s.
4.º Bentley Continental GTC 2014
Se você vir um Bentley conversível rodando por aí saiba que o dono deixa um Chevrolet Cobalt LT 1.4 (R$ 53.490) aos cofres paranaenses. A marca inglesa chegou ao mercado nacional há pouco mais de 2 anos e vende cerca de uma dezena de unidades ao ano.
O motor V8 biturbo do exclusivíssimo modelo é capaz de gerar 507 cv e 67,3 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 s. A velocidade máxima é de 301 km/h.
5.º Porsche 911 GT2 RS 2010
O mais rápido e potente Porsche de série da história desembarcou no país em 2011, data da unidade emplacada no Paraná. Ele é um dos 500 exemplares fabricados e um dos cinco vendidos no país antes de chegar às lojas. O lote se esgotou por encomenda quando o 911 GT2 RS debutou no Salão de São Paulo, em outubro de 2010.
O modelo rende 620 cv e 71,4 kgfm, extraídos do motor 3.6 boxer de seis cilindros, com dois turbocompressores. A máxima é de 330 km/h e até os 100 km/h passam-se míseros 3,5 segundos.
6.º Mercedes-Benz SLS 63 AMG Black Series 2013
A versão mais apimentada da linha SLS é baseada no modelo de competição. Seu valor venal é de R$ 810.892. O modelo traz um monstruoso motor 6.3 V8 biturbo, que gera 631 cv e 64,7 kgfm de toque. O 0 a 100 km/h ocorre em 3,6 s e ele vai até 317 km/h.
A versão SLS ficou conhecido pela abertura para cima das portas, estilo conhecido como asa de gaivota. O esportivo acabou substituído pelo Mercedes GT, que estreou por aqui no ano passado.
7.º Maserati Gran Turismo 2014
O cupê requintado e esportivo veio ao Brasil em 2008, um ano após ser lançado no Salão de Genebra (Suíça). O design do carro tem a assinatura do estúdio Pininfarina, famoso por também criar Ferraris e Alfas. O carro até lembra o primeiro Gran Turismo produzido pela Maserati, o 1947 GT A6 1500 Pininfarina.
O propulsor 4.2 V8 desenvolve 405 cv e 47 kgfm e faz o modelo cravar o 0 a 100 km/h em 5,2 s, além de chegar a 285 km/h.
8.º Audi R8 5.2 V10 Sport 2015
O carro carrega o mesmo bloco 5.2 V10 usado pelo Gallardo – a Audi é proprietária da Lamborghini. O que significa dose exagerada de potência e velocidade. São 550 cv e 54,1 kgfm de torque, capazes de levar o modelo a 316 km/h e do 0 a 100 km/h em 3,6 s.
Baseado no carro conceito Audi Le Mans Quattro, o R8 5.2 V10 foi importado pela primeira vez em 2010. Ele destaca pela carroceria em fibra de carbono e alumínio e também pela cabine estilo cockpit de um veículo de corrida.
9.º BMW M6 Gran Coupé 2015
A versão mais potente do cupê quatro portas alemão está no país desde 2013. Com valor venal de R$ 503,6 mil, o elegante M6 Gran Coupé traz motor 4.4 V8 biturbo, de 560 cv e 69 kgfm de torque.
O modelo vai de 0 aos 100 km/h em 4,2 s e atinge até 250 km/h ou 305 km/h, caso o cliente opte por estender o limite de corte de velocidade. Com o pacote opcional Competition, é possível elevar a potência para 575 cv.
O modelo vem com a tampa do porta-malas feita em fibra de vidro e o teto produzido em fibra de carbono, além de o sistema de visão noturna, que reconhece pedestres a uma distância de até 300 m por meio de um sensor infravermelho.
10.º Range Rover Autobiography Black 2014
A versão existe há mais de 20 anos e consegue deixar o jipão ainda mais refinado e sofisticado. O modelo é produzido pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, que desenvolve e fabrica as linhas mais exclusivas dos modelos Range Rover.
A parafernália tecnológica do carro inclui assentos com massagem, uma série de portas USB e duas telas sensíveis ao toque de 10,2” para os ocupantes de trás, além de mesas com acionamento elétrico.
O motor 5.0 V8 Supercharged tem 510 cv e 62,5 kgfm de torque, capazes de levar o brutamontes de 0 a 100 km/h em 5,4 s, com 225 km/h de máxima.
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