Um exemplar raríssimo da Ferrari Daytona foi encontrado abandonado numa garagem do Japão após ficar quase 40 anos desaparecido. Trata-se da única configuração de rua do Daytona 365 GTB/4 a ser construída com a mesma carroceria leve de alumínio usada em competições pela Ferrari na década de 1960.
A marca italiana produziu 1.200 unidades do modelo entre 1969 e 1973, incluindo cinco carros com estrutura de competição. Porém, apenas a unidade até então desaparecida ganhou a assinatura da famosa encarroçadora Scaglietti.
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Construído em junho de 1969, este 365 GTB/4 Daytona Berlinetta Alloy by Scaglietti foi adquirido por Luciano Conti, fundador da revista italiana Autosprint e um amigo próximo de Enzo Ferrari (criador da marca), que o negociou dois anos depois com um comprador japonês. O carro seguiu para o Japão e por lá teve ainda três donos.
O último deles, Makoto Takai, comprou o esportivo em 1980 e decidiu ‘escondê-lo’ num galpão por quase quatro décadas. Poucos colecionadores de Ferrari sabiam de sua existência e nunca ninguém conseguiu localizá-lo, tranformando o exemplar num mito.
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O achado está bastante deteriorado pelo tempo e sua autenticidade (número de série) foi confirmada por especialistas. O carro passou por pequenas modificações estéticas, mas está praticamente original, com 36.390 quilômetros rodados. O motor é um V12 de 4.4 litros.
Agora a máquina irá a leilão, no estado que se encontra, com preço estimado de US$ 2 milhões (algo perto de R$ 6,3 milhões).
É uma pechincha considerando a valor histórico da Ferrari, mas certamente o novo dono gastará outros milhões para restaurá-la. Aí sim, as cifras antigirão um patamar digno de um clássico raríssimo de Maranello.
O 365 GTB/4 foi apresentado no Salão de Paris, em 1968, e o apelido ‘Daytona’ surgiu depois de um pódio completo da Ferrari, com primeiro, segundo e terceiro lugar nas 24 horas. O leilão acontecerá no próximo dia 9 de setembro e será realizado pela RM Sotheby’s.
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