Apaixonados e proprietários de carros Ferrari se reuniram neste sábado (6) para festejar os 70 anos da marca italiana no 4.º Encontro da Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil, o único clube oficial da América Latina. O evento aconteceu no pátio da Osten Ferragens, que foi tomado pela tradicional cor vermelha ícone automotivo.
No evento foi possível conferir 15 modelos diferentes, desde a Ferrari Mondial 8, lançada na década de 80, até a F12 TdF, o carro mais caro e potente da marca, lançado em 2016. Ao todo, 42 Ferraris desfilaram pelo local, das quais cerca de 20 são de proprietários de Curitiba.
LEIA MAIS: Curitiba é a capital brasileira da Ferrari
Quarto maior do mundo
A Scuderia Ferrari Club Curitiba-Brazil é o quarto maior do mundo e o segundo maior fora da Itália. São 348 membros de Santa Catarina ao Mato Grosso, apenas 32 a menos do que o clube do Canadá, que ocupa o terceiro lugar.
Para participar, não precisa ser proprietário de uma Ferrari. “O clube nasce não para proprietários, nasce para torcedores apaixonados”, comenta o ítalo-brasileiro Walter Antonio Petruzziello, 65, fundador e presidente do clube.
LEIA MAIS: Dez infrações de trânsito que fazem você perder a carteira de motorista
Para participar, é preciso pagar R$ 150 por ano (mais taxas de entrega), o que dá direito a diversos mimos que vêm direto de Maranello, Itália. São fotos autografadas pelos pilotos, chaveiros numerados, entre outros objetos, como cachecóis e mochilas.
Mas o que faz com que tantas pessoas sejam apaixonadas pela Ferrari? Para responder, Walter estende a faixa com dizeres do próprio Enzo Ferrari: “Você não pode descrever a paixão, apenas vivê-la”.
Confira os destaques do evento
O modelo mais caro e mais rápido é o F12 TdF. Lançado em 2016, é o carro mais potente não apenas da exposição, mas de toda a marca Ferrari: vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 2,9 segundos. Com motor V12 e 780 CV, o modelo atinge mais de 340 km/h. O valor do carro está em torno de R$ 5,5 milhões.
O mais antigo é a Ferrari Mondial 8. O modelo é da década de 80. Com motor V8 e 215 CV, o carro não era o mais potente da época — atinge 230 km/h — mas tinha (e mantém) seu charme.
Único no Brasil, o F512 M é de 1995. A Ferrari tem motor V12, 440 CV e vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 4,7 segundos, alcançando 315 km/h.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião