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| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O C-HR é a principal atração da Toyota no Salão do Automóvel de Paris, que prossegue até o próximo dia 16. O modelo está espalhado por todo o estande e disputa a atenção dos visitantes, que se espremem para olhar o carro de perto, entrar no veículo e tirar várias selfies com o modelo.

O carro vem criando um burburinho no segmento de utilitários e crossovers compactos desde que foi apresentado sob a forma de conceito no Salão de Frankfurt em 2014. Na feira francesa, ele surge como novidade para a Europa, com preço de 22 mil euros (R$ 80 mil).

O sucesso com o público é um belo indicativo para a Toyota acreditar que acertou ao apostar no filão mais comentado atualmente no mercado global.

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E mais, que o C-HR surge como um rival de peso para os badalados Honda HR-V e Jeep Renegade, que no Velho Continente são tabelados por 20,1 mil euros (R$ 73,1 mil) e 19 mil euros (R$ 69 mil), respectivamente.

Se ele desembarcará para o Brasil? A divisão brasileira da marca não confirma, mas a sua ida é praticamente inevitável dado o boom do segmento de SUVs/crossovers compactos no mercado nacional, que só cresce em vendas ante ao cenário negativo do setor automotivo.

Visual de conceito

Feito sobre a moderna modular TNGA, compartilhada com o Prius e que também dará origem ao novo Corolla, o Toyota tem como ponto alto as linhas futuristas do seu visual. Ele ainda parece um carro- conceito. Destaque para os chamativos faróis e lanternas projetados na carroceria, com efeito tridimensional.

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A linha de cintura alta e com vincos acentuados deixam o crossover mais musculoso. O teto em preto contrastando com a pintura da carroceria é uma solução cada vez mais em voga.

O C-HR também impressiona no tamanho das rodas de liga leve: são de aro 18 com desenho esportivo. Os bancos com abas que abraçam os ocupantes complementam o projeto arrojado.

Pode dentro, tudo pensando para o exigente consumidor europeu. Acabamento sofisticado, com revestimento agradável ao toque. Não há exagerados de estilo no painel, como é comum nos carros da Toyota.

Nem por isso deixa de surpreender com o capricho nas texturas do painel e forrações e na ousadia de combinar detalhes coloridos na cabine com a pintura externa.

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Motorização

Na Europa e Ásia, o C-HR deverá utilizar o motor 1.2 turbo a gasolina, de quatro cilindros, que rende 115 cv, associado ao câmbio manual de seis marchas ou CVT, além da opção híbrida 1.8 do Prius, que gera 122 cv. Em alguns mercados, como talvez o brasileiro, ele deve rodar com o 2.0, de 153 cv, que já equipa o Corolla brasileiro.

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A lista de equipamentos da novidade é semelhante a dos seus rivais. A configuração mais completa vem com abertura das portas e partida do motor com chave presencial; luzes diurnas e lanternas em; ar digital com duas zonas; assistente de estacionamento automático; piloto automático; computador de bordo digital; e sistema de som premium da grife JBL com oito alto-falantes.

O jornalista viajou a convite da Anfavea
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