Ficha Técnica
Conheça mais detalhes do 500 na versão Cult
Motor
4 cilindros em linha, 8 válvulas, flex, 1.368 cm³
Potência
85 cv (gasolina) a 88 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque
12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Transmissão
Manual ou Dualogic, de 5 velocidades
Velocidade máxima
170 km/h(gasolina) e 172 km/h (etanol)
Peso
1.061 kg (manual) e 1.066 kg (Dualogic)
Pneus
185/55 R15
Tanque
40 litros
Porta-malas
185 litros
O Fiat 500 ou "Cinquecento" ganhou nova vida no mercado nacional. O supercompacto, que desde 2008 era importado da Polônia, passou a ser fabricado no México. Com isso, o carro não vai pagar os 35% de imposto de importação e o resultado é que começa a ser vendido em setembro no Brasil com preços a partir de R$ 39,9 mil. Até o mês passado, as últimas unidades do 500 polonês na versão de entrada Sport 1.4 16V, com transmissão mecânica, estava sendo oferecido por R$ 55.798.
A oportunidade de oferecer o carro com preço mais em conta ocorre após a compra da Chrysler pela Fiat. Agora de posse da fábrica em Toluca, no México, a marca italiana aposta no mercado americano com o pequeno 500. Com isso, os países latino-americanos já receberam recentemente o Freemont, versão da Fiat do Journey, e agora o 500 mexicano.
Além do preço, que o deixa em situação de competir com o Citroën C3, Chevrolet Agile, Peugeot 207 e até mesmo com o Punto, outro atrativo do "Cinquecento" mexicano é o novo motor. O compacto é o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o motor 1.4 16V, a gasolina, com a tecnologia MultiAir, criada pela Fiat Powertrain com foco em economia de combustível e baixas emissões. Esse motor pode ser combinado com câmbio manual ou automático. Para versões de entrada, equipadas com motor 1.4 EVO Flex, a opção é o câmbio automatizado Dualogic.
O propulsor 1.4 flex desenvolve 88 cavalos de potência quando abastecido com álcool, e tem torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm. O 1.4 16V MultiAir gera potência de 105 cv e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Segundo os engenheiros da Powertrain, este propulsor conta com uma tecnologia que controla a entrada de ar e a combustão, utilizando o acionamento eletro-hidráulico das válvulas. A fim de otimizar o rendimento, o compartilhamento de informações com a central eletrônica permite a abertura das válvulas conforme a necessidade do motor, podendo ir de fixa (regime de potência máxima) até completamente variável (baixas cargas e/ou baixas e médias rotações).
Linha 2012
Modelo tem novas versões
As alterações no modelo foram mínimas, basicamente para adequar o carro às exigências de segurança da legislação dos Estados Unidos. O carro ganhou mudanças na estrutura para minimizar danos em colisões e setas nos paralamas e ao todo passa a contar com cinco versões, além de uma série especial, a Prima Edizione, restrita a 500 exemplares numerados. As de entrada são a Cult, que sai por R$ 39.990, e a Cult Dualogic, por R$ 42.990, sendo a primeira com câmbio mecânico e a segunda, automatizado.
A versão Sport Air utiliza o motor MultiAir 1.4 16V gasolina com câmbio mecânico e tem preço sugerido de R$ 48.800. O mesmo bloco equipa a Sport Air Automático e a top de linha Lounge Air Automático, que têm câmbio automático sequencial de seis marchas; essas versões custarão R$ 52.800 e R$ 54.800, respectivamente.
Entre os itens de série estão direção elétrica, airbag duplo, freios com ABS, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ar-condicionado, computador de bordo, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, banco do motorista com memória e regulagem de altura, retrovisores externos elétricos, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura e rodas de liga leve de 15 polegadas.
A Prima Edizione, que sairá por R$ 50.450, é feita a partir da Sport Air, com câmbio mecânico, e conta com apenas três cores vermelho, branco e cinza e tem faixas laterais com logotipo "500", além de rodas aro 16" com pintura preta exclusiva e a sigla específica "Prima Edizione" na coluna das portas.
O jornalista viajou a convite da Fiat
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast