O Fiat Cronos, sedã derivado do Argo, será lançado no fim de fevereiro. No entanto, o modelo terá uma vida dura pela frente.
Além de concorrentes estabelecidos no mercado, como Hyundai HB20S, Chevrolet Prisma, Cobalt e Honda City, o três volumes baterá de frente com o novo Volkswagen Virtus, derivado do Polo e tido como seu principal concorrente.
E, para piorar a situação, no segundo semestre estreará no mercado o Toyota Yaris, que se posicionará entre Etios e Corolla.
Mas, diante de tantos rivais, quais são os equipamentos e como anda o novo carro da Fiat? Para saber mais, veja as primeiras impressões deixadas pelo veículo.
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Espaço interno
Ao contrário do Virtus, que ganhou mais espaço interno em relação ao Polo ---8,6 cm a mais de entre-eixos, totalizando 2,65 m---, as medidas do Cronos são as mesmas do Argo: 2,52 m.
Durante apresentação feita à imprensa, os executivos da Fiat garantiram que, devido ao rearranjo de componentes, houve um ganho de um centímetro no espaço para as pernas. A explicação é que, se o entre-eixos fosse alongado, comprometeria o espaço para a cabeça dos ocupantes de trás.
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Na prática, há espaço para quatro adultos. Sem sobras, mas também sem apertos. O porta-malas tem capacidade para 525 litros.
Por dentro, o destaque fica para o acabamento. A utilização de texturas diferentes dá um toque de sofisticação ao Cronos. Já a central multimídia é composta por uma tela sensível ao toque de 7”.
Motores
O três volumes será vendido em duas versões: a Drive e a Precision. A primeira será equipada com motor 1.3 Firefly flex, que rende 109 cv e 14,2 kgfm máximos. Nesta configuração, haverá a opção de câmbio automatizado GSR ---ex-Dualogic.
Já a Precision virá com propulsor 1.8 eTorQ de 139 cavalos e 18,7 kgfm de torque máximos. Haverá a opção de câmbio automático de seis marchas. Todas contarão com transmissão manual de cinco velocidades.
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Ao volante
Em um rápido test drive entre as cidades de Betim e Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, dirigimos as versões 1.3 Drive e 1.8 Precision, ambas com câmbio manual.
O 1.3 Firefly surpreende ao empurrar o Cronos com desenvoltura mesmo com quatro ocupantes. A caixa segue o padrão Fiat, com engates longos e poucos precisos. Já o acerto de suspensão segue a linha da carroceria do hatch, com boa dirigibilidade e conforto, além de oferecer uma direção elétrica calibrada.
No quesito de segurança, a marca italiana não mandará o Cronos e o Argo para testes de colisão do Latin NCAP, mas patrocinará um crash test independente. Vale lembrar que Polo e Virtus ganharam nota máxima na avaliação do órgão.
Ja o 1.8 Precision tem um desempenho superior e com dirigibilidade que agrada na cidade. O isolamento acústico é eficiente, sendo possível conversar sem elevar o tom de voz.
Concorrência
Comparado aos novos concorrentes, o Fiat Cronos peca por não ganharespaço interno significativo em relação ao hatch de origem. O carro agrada pelo acabamento e pelo desenho, mas, no fiel da balança, a briga ficará pelo preço, que só será revelado no próximo dia 21.
Versões e equipamentos
Itens: ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, sistema ISOFIX, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica, chave com telecomando, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, duas portas USB e rodas de aço de 15”.
Itens: Todos os anteriores, mais controles de tração e estabilidade, Hill Holder, aletas no volante, piloto automático, apoio de braço para o motorista, luzes ambiente, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos e luz de setas nos retrovisores.
Itens: Todos os anteriores, mais rodas de liga leve aro 16, faróis em LED, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de profundidade, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, retrovisores externos elétricos, luz com seta nos retrovisores, banco traseiro bi-partido, HH e controles de tração (TC) e de estabilidade (ESC).
Itens: Todos os anteriores, mais aletas no volante, maçanetas e frisos das portas cromados, piloto automático, luzes ambiente, apoio de braço para o motorista e volante revestido em couro.
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