O bom desempenho de vendas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) em junho vem acompanhando do anúncio de um plano ambicioso no Brasil e América Latina.
O grupo fará um investimento de R$ 14 bilhões na região para lançar 25 produtos novos até 2022. As novidades farão uma renovação das marcas Fiat (15 produtos), que absorverá R$ 9 bilhões, Jeep e RAM (10 modelos as duas últimas), que responderão por R$ 5 bilhões, além da automação das fábricas de Betim (MG) e Goiana (PE). A RAM, aliás, terá produção no Brasil e modelos importados do México.
No pacote de novidades estão um SUV de entrada, baseado no Jeep Renegade, um SUV familiar - especula-se que seja o utilitário derivado da picape Toro - com sete lugares, além da renovação da Strada, programada para 2019.
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A Jeep prevê também um mini SUV e outro familiar, provavelmente um Compass de sete lugares, que seria o carro mais sofisticado da marca. Segundo o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, o modelo poderá ser um veículo híbrido.
FIAT
- 2018/19: Argo aventureiro
- 2019: nova geração do 500
- 2019: reestilização do Toro
- 2019 /20: nova geração da Strada, baseada no Argo
- 2020: nova geração do Uno, com plataforma do Argo
- 2020: estreia do motor 1.0 turbo
- 2020: SUV compacto com plataforma do Argo
- 2020: estreia do motor 1.3 turbo
- 2020/ 21: SUV da Toro com sete lugares
- 2021: facelift do Mobi
- 2021: mini-SUV baseado no Mobi
Jeep
- 2018: reestilização do Jeep Renegade
- 2019: reestilização do Cherokee
- 2020/ 21: Jeep Compass de sete lugares
- 2021/22: mini SUV
RAM
- 2019/ 20: chegada da 1500
- 2021/ 22: picape de 1 tonelada com porte da Hilux e S10
A executiva da FCA também revelou que os motores Firefly que equipam a linha atual da Fiat no Brasil também vão evoluir. Ganharão versões turbos nacionais, mais opções de câmbios automáticos, soluções de conectividade e propulsores mais eficientes nos consumo de etanol.
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Conforme Filosa, que se diz um fã do etanol, a ideia é cuidar de toda a cadeia que envolve o combustível, do plantio a motorização, para que o Brasil vire um país com tecnologia ‘verde’ em escala total, tal qual os países eletrificados.
“Podemos fazer híbridos com etanol e até no futuro, quando as células de combustível forem realidade. O combustível tem a molécula mais fácil de se extrair hidrogênio mercado. O futuro do etanol será brilhante no Brasil”, ressalta.
Mundialmente, o investimento da FCA chegará a 45 bilhões de euros (quase R$ 200 milhões em valores atuais). A maior expectativa é para a América Latina, onde é esperado que o faturamento suba 5% ao ano até 2022.
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