O automobilismo nacional ganhará novas categorias em 2010. Com início previsto para o mês de abril, o Racing Festival, iniciativa da Fiat, em parceria com a RM Events, reunirá tecnologia de ponta, baixo custo de competição e pilotos de todo o país em competições de velocidade batizadas de Fórmula Future Fiat e Trofeo Linea.
Com foco em jovens talentos que pretendem ingressar na carreira de piloto, a F-Future Fiat utiliza monopostos novos importados da França e equipados com motores 1.6 litro de 16 válvulas, que desenvolvem 150 cv e são construídos nas instalações da FPT (Fiat Powertrain Technologies), em Campo Largo, na Grande Curitiba. Sua principal vantagem é o baixo custo, o que possibilita aos pilotos vindos do kart terem um bom conhecimento nos veículos de fórmula.
Já a Trofeo Linea surge como uma nova opção do segmento para carros de turismo e terá como protagonista o sedã da marca. Ao contrário da Stock Car, que utiliza bolhas que reproduzem as linhas dos modelos Chevrolet Vectra e Peugeot 307, os bólidos do Trofeo Linea são carros reais preparados para as pistas. O sedã virá equipado com motor turbo T-JET 1.4 litro de 16 válvulas, capaz de gerar 215 cv.
Além de fazer ponte entre o kart e as principais categorias de fórmulas brasileiras e do exterior, o festival conta com o apoio do piloto de Fórmula 1, Felipe Massa. "A categoria Fórmula Future Fiat é inédita por ter a característica de 100% escola. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, e será uma estrutura de ponta, o que é muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras", comenta o ferrarista. O evento também trará uma categoria que promete fortalecer o motociclismo do país. A classe para motos 600 SuperSport terá dez equipes formadas por dois pilotos cada.
Serão seis etapas (12 corridas) no formato "rodada dupla", realizadas nos fins de semana e com provas previstas para Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Brasília. Entre os pilotos que devem correr no campeonato de turismo estão Thiago Camilo, Marquinhos Gomes, Popó Bueno, Rodrigo Navarro e Guilherme Figueiroa, entre outros. O próprio Massa, inclusive, pode disputar uma prova. "Mas tudo depende de autorização da Ferrari", disse Luiz Antônio Massa, o Titônio, pai do piloto ferrarista e um dos organizadores do Racing Festival ao lado do filho Dudu Massa.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião