O automobilismo nacional ganhará novas categorias em 2010. Com início previsto para o mês de abril, o Racing Festival, iniciativa da Fiat, em parceria com a RM Events, reunirá tecnologia de ponta, baixo custo de competição e pilotos de todo o país em competições de velocidade batizadas de Fórmula Future Fiat e Trofeo Linea.
Com foco em jovens talentos que pretendem ingressar na carreira de piloto, a F-Future Fiat utiliza monopostos novos importados da França e equipados com motores 1.6 litro de 16 válvulas, que desenvolvem 150 cv e são construídos nas instalações da FPT (Fiat Powertrain Technologies), em Campo Largo, na Grande Curitiba. Sua principal vantagem é o baixo custo, o que possibilita aos pilotos vindos do kart terem um bom conhecimento nos veículos de fórmula.
Já a Trofeo Linea surge como uma nova opção do segmento para carros de turismo e terá como protagonista o sedã da marca. Ao contrário da Stock Car, que utiliza bolhas que reproduzem as linhas dos modelos Chevrolet Vectra e Peugeot 307, os bólidos do Trofeo Linea são carros reais preparados para as pistas. O sedã virá equipado com motor turbo T-JET 1.4 litro de 16 válvulas, capaz de gerar 215 cv.
Além de fazer ponte entre o kart e as principais categorias de fórmulas brasileiras e do exterior, o festival conta com o apoio do piloto de Fórmula 1, Felipe Massa. "A categoria Fórmula Future Fiat é inédita por ter a característica de 100% escola. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, e será uma estrutura de ponta, o que é muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras", comenta o ferrarista. O evento também trará uma categoria que promete fortalecer o motociclismo do país. A classe para motos 600 SuperSport terá dez equipes formadas por dois pilotos cada.
Serão seis etapas (12 corridas) no formato "rodada dupla", realizadas nos fins de semana e com provas previstas para Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Brasília. Entre os pilotos que devem correr no campeonato de turismo estão Thiago Camilo, Marquinhos Gomes, Popó Bueno, Rodrigo Navarro e Guilherme Figueiroa, entre outros. O próprio Massa, inclusive, pode disputar uma prova. "Mas tudo depende de autorização da Ferrari", disse Luiz Antônio Massa, o Titônio, pai do piloto ferrarista e um dos organizadores do Racing Festival ao lado do filho Dudu Massa.
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
X bloqueado deixa cristãos sem alternativa contra viés woke nas redes
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast