Expansão
Fábrica em PE fará três modelos
A inauguração da fábrica de Goiânia (PE) em 2015 terá um papel importante nos planos da Fiat no Brasil. De lá sairão três modelos, dois deles da Jeep, marca que integra o Grupo Fiat Chrysler e que até então só chegava importada ao país.
No primeiro trimestre de 2015 começa a produção local do jipinho Renegade, para brigar com Chevrolet Tracker e Ford EcoSport.
A Jeep ainda fará outro carro em Pernambucano, mas não revelou o segmento. O terceiro modelo será uma picape média, porém com dimensões mais compactas, menores que as da Chevrolet S10 ou Toyota Hilux. Será uma espécie de Strada tamanho família.
A Jeep terá rede própria de concessionárias e deixará de dividir lojas com as demais marcas do grupo (Chrysler, Dodge e RAM).
Líder de vendas no mercado brasileiro, a Fiat projeta não largar este posto, pelo menos até 2018. A marca italiana anunciou oito lançamentos nos próximos quatro anos. Serão três modelos inéditos subcompacto, picape média e crossover compacto e algumas mudanças de geração e renovações de linha. A revelação foi feita por Sergio Marchionne, chefão do grupo Fiat Chrysler (FCA), durante uma conferência com investidores nos Estados Unidos.
A primeira novidade será a linha 2015 do Uno, prevista para o segundo semestre. O hatch terá o visual retocado e o conteúdo reformulado e passará a oferecer transmissão automatizada dualogic como opcional.
No ano que vem, a marca estreará no segmento de picapes médias com um modelo que ficará posicionado acima da Strada. Também apresentará um subcompacto, ao estilo do VW up!. Será mais barato que o Uno e ocupará o lugar do Palio Fire atualmente o carro de entrada.
Em 2016, outros três novos produtos: a nova geração do Punto, o Grand Siena reestilizado e um crossover derivado da nova picape média pode ser o 500X, que estreia em setembro na Europa. Já em 2017 virá a terceira geração do Palio, que dará origem ao novo Siena a partir de 2018.
A Fiat mantém com folga o topo do ranking de vendas no país. No ano passado, ela abocanhou 21,34%, seguido da Volkswagen, com 18,64%, General Motors, 18,17%, Ford, 9,37% e Renault, 6,51%. Em 2014, a fatia subiu para 22,30%. A novidade na lista é a GM (17,73%) roubando o segundo posto da VW (17,34%). Desde 2001, a Fiat é a líder local com exceção de 2004, quando perdeu para a GM.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast