O Palio Weekend Elétrico da Fiat será apresentado ao público no VE 2009 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos e 1.º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos, que vai ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro no Espaço CPFL Cultura, em Campinas, interior de São Paulo. O Fiat elétrico é desenvolvido em parceria com a hidrelétrica de Itaipu, aqui no Brasil. Já foram produzidas 32 unidades do modelo que, atualmente, estão sendo utilizadas para a realização de testes de rodagem por empresas de fornecimento de energia. Neste momento, a função dessas empresas é relatar suas impressões sobre o carro para contribuir com melhorias.
O Palio Elétrico possui potência de 15kW e pode alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, ele conta com um motor refrigerado a água, que contribui para a redução de suas dimensões e peso. Uma bateria de níquel, localizada no porta-malas, é responsável por fornecer energia ao veículo que promete rodar 120 quilômetros com apenas uma carga completa. E para fazer a recarga basta conectá-la a uma tomada de três pinos de 220 V e aguardar oito horas. Outro destaque é que esta bateria é 100% reciclada.
Quanto à produção do veículo, apenas a carroceria foi fabricada na Fiat, sendo que o motor, a transmissão e as baterias foram instaladas em uma linha de montagem na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Segundo Leonardo Cavaliere, supervisor de Inovações e Veículos Especiais da Fiat, estima-se que até meados de 2010 a produção atinja um total de 50 veículos, que não terão objetivo comercial, mas sim foco no desenvolvimento e busca por alternativas mais acessíveis para esta tecnologia. Como necessita de peças importadas da Suíça, o preço de custo do elétrico é R$ 145 mil.
Detalhes de depoimento vazado de Mauro Cid fragilizam hipótese da PF sobre golpe
Na onda do STF, Governo planeja remover conteúdo de usuários; assista ao Sem Rodeios
Pautas da oposição vão na contramão do governismo de Motta e Alcolumbre
ONU nomeia general brasileiro para tentar acabar com guerra na República Democrática do Congo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião