No Salão de São Paulo 2016 a Fiat anunciava a chegada do moderno motor FireFly de três cilindros ao Mobi, que o tornaria um dos carros mais econômico do Brasil entre as opções 1.0 flex.
Mas, ele ainda tinha o Volkswagen up! com melhor resultado pela avaliação do Inmetro, especialmente a versão 1.0 TSI e seu propulsor turbo.
Tinha. O subcompacto da marca italiana agora assume o posto de campeão em baixo consumo nas opções de motor de 1 litro com o lançamento da versão Drive GSR-Comfort . A sigla significa Gear Smart Ride, ou câmbio de condução inteligente numa tradução livre. A potência vai até 77 cv e o torque chega a 10,9 kgfm.
LEIA MAIS: Confira os carros mais econômicos do Brasil
Ele ainda não supera os motores 1.2 de Peugeot 208 e Citroën C3, que são os mais econômicos atualmente (excluindo os veículos híbridos).
De quebra, o Mobi Drive GSR apresenta a nova caixa automatizada que põe fim aos solavancos nas trocas de marchas e a demora de resposta em arrancadas e retomadas - situações que arranharam bastante a imagem dos modelos automatizados com monoembreagem.
A novidade está nas lojas por R$ 44.789 e ficará posicionada como topo da gama, logo acima do 1.0 Drive manual (R$ 40.650). Ele passa a integrar a linha 2018 do Mobi, que mantém as versões Easy, Like e Way, mas abandona a nomenclatura ‘On’ nas configurações equipadas com o sistema de conectividade, já que isso confundia os consumidores. A tecnologia multimídia continua disponível, porém sendo oferecida em pacote.
LEIA MAIS: Confira os 20 carros flex mais gastões do Brasil
A mecânica das versões Easy, Like e Way continua a ser o antigo motor 1.0 Fire de quatro cilindros (75 cv), lembrando que o tricilíndrico FireFly é exclusivo para a Drive.
A nova transmissão faz o Mobi 1.0 melhorar o nível de eficiência energética, o que impacta diretamente no consumo. Veja abaixo o comparativo com o up!, seu principal concorrente:
Mobi x up!
Dados divulgados pelo Inmetro:
Modelo | Cidade* | Estrada* |
Fiat Mobi 1.0 Drive GSR | 9,8/ 14,0 km/l | 11,1/ 15,9 km/l |
VW up! 1.0 TSI (turbo) | 9,6/ 13,8 km/l | 11,1/ 16,1 km/l |
VW up! 1.0 i-Motion | 9,4/ 14,0 km/l | 10,6/ 15,8 km/l |
VW up! 1.0 Take/ Move/High | 9,6/ 14,2 km/l | 10,6/ 15,3 km/l |
VW up! 1.0 Track | 9,5/ 13,7 km/l | 10,3/ 14,8 km/l |
Fiat Mobi 1.0 Drive Easy | 9,2/ 13,5 km/l | 10,2/ 15,2 km/l |
*etanol/ gasolina |
O FIM DOS ‘SOLUÇOS’
O novo câmbio automatizado GSR na verdade é uma evolução do Dualogic Plus, que passou por uma recalibração e ajustes para se encaixar ao motor 1.0 FireFly. Ele tem comandos por botões no console, dispensando a alavanca, tecnologia esta usada pelo Uno.
Também pode ser operada por borboletas no volante, no caso de o condutor optar pela troca manual das marchas.
Durante o curto test drive no trânsito pesado de São Paulo ficou nítido o salto no funcionamento do sistema que elimina o pedal de embreagem. No para e anda, as respostas nas trocas ficaram mais suaves e imediatas, nada que lembrasse outros dispositivos automatizados existentes no mercado.
LEIA MAIS: Conheça os 10 carros compactos mais beberrões do Brasil
Os irritantes ‘soluços’ a cada mudança de marcha sumiram, bem como os delays em arrancadas e retomadas de velocidade.
Nas subidas e descidas as trocas ocorreram no momento certo, sem que a central eletrônica entrasse em parafuso para ‘escolher’ a marcha ideal, seja retendo demais as trocas, seja passando-as cedo demais.
E o responsável por essa evolução chama Auto-up Shift Abort . Segundo a Fiat, trata-se de um mecanismo inteligente que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada.
LEIA MAIS: Os dez carros 1.0 que mais ‘bebem’ combustível na cidade
O sistema se complementa com a função Creeping, que torna arranques e manobras muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas. Basta tirar o pé do freio que o Mobi se movimenta, a exemplo de um câmbio automático convencional.
Caso a transmissão dê sinais de que vai hesitar, basta acionar as aletas atrás do volante para fazer a troca manual, mesmo quando o câmbio estiver na posição automática. Ou então pisar até o fundo no acelerador para ativar o ‘kick down’, que reduzirá duas marchas de uma vez rapidamente.
LEIA MAIS: Teste de colisão: Golf é o carro mais seguro do país; veja top 10
Há ainda o modo Sport que deixa a condução na cidade mais divertida, aumentando a sensibilidade nas acelerações. As trocas de marcha acontecem em giro mais alto. A sensação é de agilidade no trânsito, especialmente pelo ronco mais grave do motor, característico dos tricilíndricos.
“Com a nova caixa GSR, queremos reduzir a desconfiança do consumidor em relação ao câmbio automatizado. O ideal é o cliente fazer o test drive para perceber essa evolução”, ressalta Adriano Resende, diretor de Marketing da Fiat.
AUMENTO NAS VENDAS
Com a linha 2018 do Mobi, e a chegada do novo câmbio automatizado, a Fiat espera elevar as vendas mensais do modelo de 3,5 mil para 4,5 mil unidades (pular de 38 mil unidades em 2016 para 50 mil emplacamentos até o fim deste ano), o que colocaria o subcompacto entre os 5 modelos mais vendidos do Brasil.
A meta é audaciosa, já que atualmente o Mobi não aparece nem entre os ‘10 mais’ (ocupa a 11.ª posição, segundo dados da Fenabrave).
Mobi 2018
Mobi Easy 1.0 Fire
R$ 33.700
Quadro de instrumentos com iIuminação em led e display digital de 3,5 polegadas e sinalização de frenagem de emergência pelo pisca-alertas.
Opcionais
Desembaçador com ar quente e kit funcional, que agrega vidros elétricos dianteiros; pré-disposição para o som; limpador e lavador do vidro traseiro; e travas elétricas.
Mobi Like 1.0 Fire
R$ 39.190
Acrescenta direção hidráulica; ar-condicionado; computador de bordo; vidros elétricos dianteiros; trava elétrica; coluna de direção com regulagem de altura; e maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo.
Opcionais
Kit Connect: desembaçador; limpador e lavador vidro traseiro; som com bluetooth; e volante multifuncional.
Kit Live On: utiliza o celular como sistema multimídia e quadro de instrumentos em TFT.
Mobi Way 1.0 Fire
R$ 40.650
Adiciona barras longitudinais no teto; moldura nas caixas de roda; para-choques exclusivos; e suspensão ligeiramente mais elevada. Também pode ser equipada com os kits opci
Opcionais
Kit Connect e kit Live On
Mobi Drive 1.0 FireFly (3-cilindros)
R$ 40.650
Agrega grade dianteira pintada de preto; direção elétrica com função City (; e sistema de partida a frio sem tanquinho.
Opcionais
Kit Connect; kit Live On; e kit Tech (reduz ainda mais a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento); chave telecomando; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 14; alarme; retrovisor elétrico com tilt down; Cargo Box; banco do motorista e cintos dianteiros com regulagem de altura; sensor de estacionamento traseiro; e abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível.
Mobi Drive 1.0 Firefly GSR (3-cilindros)
Adiciona câmbio automatizado; volante com paddle shift; e computador de bordo com dois hodômetros.
Opcionais
Kits Connect, Live On e Tech.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast